Conectar

Ver Versão Completa : Internet via rede elétrica em 2009

CCV_HEALbra
18-11-2008, 09:20 AM
As expectativas são de que sejam lançadas ao usuário final no primeiro trimestre de 2009.

Para felicidade de todos nós viciados em tecnologia e internet, a velocidade de download e upload será a mesma (muito bom para quem gosta de redes P2P).

Fico na torcida de muitos planos acima de 1mb (ao menos 1mb né pessoal... =D).

E enfim entendi como funcionará essa transmissão.

O sinal da internet será transmitido pela parte de cobre do cabo, e não diretamente pela energia elétrica.

Assim mata uma outra charada: caso acabe a luz, se você tiver um no-break para seu modem, você continuará acessando a internet sem problema nenhum... =D...

Agora só nos resta esperar para ver por quanto (R$) teremos a internet via tomada de energia e também quanto irá custar este modem.

Preparem seus no-break que lá vem tecnologia... =D...

Meu professor de Modulação me disse esses dias que ele estava em parceria com a CELG (empresa de energia do estado de Goiás) fazendo algo do tipo!!

muitos não botam fé...não sei porque!!

mas eu apresentei até um trabalho ontem com alguns tipos de DSL...pra mim existe outras alterantivas melhores do que isso!!

xD

mas segue ai uma notícia que eu achei interessante!!

Fonte:
http://al3xeng.blogspot.com/2008/11/notcias-internet-via-rede-eltrica-em.html

Cronos
18-11-2008, 12:43 PM
HEALbra, acho dificil que essa noticia do blog que voce viu esteja correta. Se me lembro bem, a uns 2 anos, especulavam que essa tecnologia estaria disponivel la para 2015 porque ainda tem varios pontos negativos desse meio de comunicação.
Esse meio de transmissao de dado faz parte do plano de inclusao digital do governo federal (preço vai ser menor que os das empresas de banda larga), devido a 95% da populacao brasileira ter acesso a rede eletrica nas suas casa, e a velocidade nao deve ultrapassar 10mb/s para que nao haja falencia das empresas de banda larga, porque a velocidade estimada e de 100mb/s(nao lembro mt bem).
O porque de muita gente nao botar fe neste metodo e devido a muitas interferencias devido à "manobras"(ex: deligamento de um disjuntor, transformador, etc em Subestacoes), ja que os dados iram trafegar junto à eletrecidade que chega nas casa (rede eletrica trafega à 60Hz e a de internet em uma frequencia muito mais alta, segundo a fisica: "correntes eletricas em frequencias diferentes nao se misturam a ponto de nao serem distinguidas").
Essa que o cara mandou do no-break, e uma noobada legal lol. Digamos que uma arvore caia em um poste (um equipamento chamado DR desliga a linha) ou uma manutenção em um transformador em uma subestacao (que haja necessidade do interrompimento da transmissao). Como que o no-break vai poder manter contato com uma subestacao para que haja troca de dados? ^^
Isso de ter internet sem eletricidade nao vale para manutencoes que ha necessidade de "abrir" o circuito. Acho que podera pedir somente o servico de internet porem em uma falta de luz (que normamente eh quando sao utilizados os no-breaks) nao adiantara no-break porque nem a eletrecidade e nem o sinal de internet vai estar chegando.

Um link que explica legal como funciona (primeiro link o papai google lol):
http://www.guiadohardware.net/artigos/internet-rede-eletrica/

To no 3 ano de eletrotécnica (passei esse ano aeeee) xD

CCV_HEALbra
18-11-2008, 04:59 PM
hahahahaha

eu ouvi algo semelhante no meu curso (faço redes) e vi a notícia..mas sempre eh bom ter a correção!!

^^

parabéns cronos!!

eu estava vendo sobre HDSL e mais algumas xDSL da vida e achei essa e postei!!
xD

esse do nobreak eu não tinha pensado nesse caso...eu tiha pensado só no caso de faltar energia e o restante estiver intácto (parde física)

Slet
18-11-2008, 05:15 PM
Bom vamos a parte técnica
sim seria possível e nada dificil também.
hooje todos os modens tem um limitador de frequência, que tiram ruidos (pra quem não sabe é frequência inútil gerada) e também melhoram a qualidade do sinal.
A frequência de transmissão de energia no Brasil é uma frequência fixa de 60Hz.
A frequência de conversação de modens é extramamente mais alta, algo em torno do 500mhz sei la chutando. Fazer um filtro é simples e ia tornar uma coisa útil.
Veio isso é simples, o Brasil não implanta pq naum qr
Isso pelos meus conhecimentos em comunicação, redes, e eletrônica.
JP ja tem China também.

Dark_SkuLL
18-11-2008, 05:27 PM
Interessante a idéia.....

Eu apoio pq pensa bem: Muito digo muitos msm naum usam no-breaks nos seus PC's.....Ou seja se faltar luz naum vai ter como ligar o pc, sem o pc pra q tu vai querer internet ? -.-"

A naum ser q vc use o no-break ou tenha um notebook......Na minha opiniao entaum seria viavel...

Massena
18-11-2008, 05:56 PM
haa velho.. sei lá...

a vários pontos de vista, mas acho que isso ainda deveria ser estudado mais....

mas que seria uma boa isso sim seria ^^

Cronos
18-11-2008, 06:06 PM
Pow brasil eh brasil ne =/
kero tar vivo ate isso xegar pro povao, imagina tu poder fazer download a 100mb/s :explosao:
Enxi o saco da minha prof de eletronica aki, a umas 2 semanas, e ela disse q umas das coisas q tao dando trabalho eh o ajuste de frequencia, por causa de interferencia de eletrodomesticos.
Ai depois vem os "tigres" (furto de energia), eles vao ter q libera internet de graca pros "mano" tbm kkkkk.
Instalacoes das casas sempre mal feitas, ai o cara assina 10mb e nageva a 150kb ehuaheuahe oia a merd* (meu caso lol)
tambem tem o custo do aparelho q vao por do lado de cada transformador pq senao prejudica o sinal.
Nao sei se em todas as distribuidoras eh assim mas aki no rj a light nao faz manutencao nos transformadores de rua ela espera explodir ou algo do tipo pra troca, justificando q o custo de manutencao eh mais caro. Agora com u m pensamento tao mao-de-vaca eles vao kerer lucrar mt pra liberar pro povao (eu XD). Zuera kkkkk
Sou brasileiro e nunk desisto, de SONHAR (bem alto) :aiqueanta: Otimismo 100%

CCV_Koston
18-11-2008, 06:10 PM
Ta na hora do Brasil aposta mais em internet pow olha o tamanho do país e não tem uma conexão de internet decente (comparado ao dos jps e americanos) recuros para colocarem tem n colocam pq n qrem e esse papo de colocar cabo e ficar com medo do povo rouba ja eh velho bem velho...
Aki na minha cidade mesmo soh pega net no centro e nos bairros ricos o resto "zi fode" legal tanto que eu recorri a internet a rádio não eh a melhor alternativa mais pelo menos quebra um galho.

Colecionador
18-11-2008, 07:33 PM
Muito legal esses post gustei ta dando uma discursão legal hashuauhs...
A ideia e otima mas tem os pro e contra como ja diceram empresas
de banda larga ia perde a clientela entaum iam barrar...
e os furtos de energia (aki e xamado GATO) iam oferecer net gratuita...otima essa
ai Cronos...
Mas que ia ser massa dmais ia, acabaria com essa tanto de cabo, e na rede eletrica
a manu ia ficar muito tempo sem ter...
E num ia ficar caido ou ficar fora direto, so quando acabasse a luz msmo
mas existem muitas coisas que num deixa faltar a energia... ia ficar meio dificil
a net cair e tals...

TOTALMENTE A FAVOR...

Massena
18-11-2008, 10:24 PM
so esses assuntos pra trazer o Cronos pro forum...

essa biba nem na área DE comenta mais =/

aparece mais Cronos =P

CCV_HEALbra
20-11-2008, 02:19 PM
http://pt.wikipedia.org/wiki/PLC

dá um look ai!!

a CELG é a segunda empresa q está implementando isso no brasil..a primeira tá em SP!!

Colecionador
20-11-2008, 02:27 PM
Muito massa ta...
@Heal oque siginifica esse desenho do
seu avatar???