PDA

Ver Verso Completa : Enem, Provas com Lacre eletrnico

CCV_PaTo__Balrog
09-05-2013, 10:41 PM
Inep estuda usar lacres eletrnicos em provas do enem

http://info.abril.com.br/images/materias/2013/05/Enem-sxc-20130509170407.jpg

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), Luiz Cludio Costa, disse hoje que a instituio estuda a possibilidade de colocar lacres eletrnicos em todos os malotes de transporte de provas do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem).

Os lacres eletrnicos registram o horrio do fechamento do malote na grfica e o horrio em que foi aberto no local de aplicao da prova, aumentando assim a segurana no processo.

“Os resultados so extremamente positivos e nos do muita segurana sobre a hora exata em que os malotes so abertos”, disse Cldio Costa ao participar de audincia pblica sobre correo de provas do Enem na Comisso de Educao da Cmara dos Deputados. No Enem de 2012, os lacres eletrnicos foram usados para fechar dez mil malotes de provas, cerca de 25% do total. Os lacres podem ser usados em at seis exames.

Ao discutir os critrios de correo e os erros em redaes do Enem, a professora de lingustica da Universidade de Braslia (UnB), Ormezinda Ribeiro, disse que erros isolados no desqualificam o texto e podem fazer parte do processo de aprendizado. “Quero entender que meu aluno pode cometer um erro, at por conta da presso. Isso no o desqualifica como ser que pensa em escrito. Se ele for uma pessoa que sabe pensar e chegar com erros de ortografia na universidade eu vou trabalhar com ele”, disse.

O integrante do Conselho Nacional de Educao (CNE), Francisco Soares, defendeu o rigor no processo de correo das redaes. “Esse processo de correo de redao, que muito importante, ainda no est completamente maduro”, completou.

O presidente do Inep, Cludio Costa, disse aos participantes da audincia pblica que o Ministrio da Educao (MEC) aumentou a quantidade de corretores das redaes, ampliou o treinamento e o valor pago por redao corrigida. "O compromisso com a norma padro escrita est claramente exposto para quem leu editais e manuais", disse.

As inscries para o Enem de 2013 sero abertas na prxima segunda-feira (13) e vo at o dia 27 de maio. Para essa edio do exame, o MEC anunciou mudanas no edital para tornar mais rigorosa a correo da redao. Textos com inseres indevidas sero zeradas e sero aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que no caracterizem reincidncia. Antes, eram permitidos "escassos" desvios.

Fonte: RevistaINfo (http://info.abril.com.br/noticias/ti/inep-estuda-usar-lacres-eletronicos-em-provas-do-enem-09052013-39.shl)

Comentrio: caraca, imagino ai como seria um lacre eletrnico, a qual o registra o tempo de abertura, ser que essa tecnologia j est em uso nos bancos? isso muito importante e inovador (pelo menos pra mim).