Ver Versão Completa : Projeto Rede
CCV_HEALbra
28-06-2008, 10:31 AM
aew demmo...
:d
faz tempo q nao te vejo no msn..
eu queria fazer o melhor projeto de rede possível
http://img299.imageshack.us/img299/640/redegeralwl9.jpg
estou com um projeto aqui..mas nao tenho muita noção de rede saca??
o que tenho eu mostrei nesse esquema ai!!
eu tenho o sócio pra implementar..a minha parte vai ficar na programação do serviço incluso no servidor e na montagem do servidor!!
xD
mas eu vou fazer o projeto tod...esse ai eh u projeto geral q fiz no visio..
tou baixando o smart draw agora!!
abraço!!
edit:
esqueci de falar tb!!
a gente quer tb um pc pra cliente (vamos propor uma especificação), o servidor, e os aparelhos!
bom..a unica restrição que tenho são duas placas de rede no servidor pra manjar no dhcp pelo server!!
saca??
xD
fora isso tá tranquilo...o modem eu tava penasndo no speed strem 4200 e o access point num linksys!!
xD
CCV_Demmony
29-06-2008, 01:49 AM
Bom... pela olhada que eu dei o projeto esta legal... até a distruição da rede ficou legal... a unícas coisa que vi de "errado" foi que:
- O servidor não precisa de 2 placas de rede... só vc vc for fazer um sistema de contingência... onde cada placa de rede vai estar em um segmento separado, tipo em Switches separados essas coisas... isso se for utilizada um sistema sustentivel a falhas...
- Quando vc habilita no servidor , por exemplo Windows 2003 para ele funcionar como DHCP... não precisa fazer mais nada... só setar o range que vc vai usar e abraço... não vai ter mais trabalho...
- Não Utilize um Hub, pois como vc vai ter servidores como BD, aplicativos, Web essas coisas o trafego na rede interna vai ser muito alto... se for Hub... affe... vai ter colisão pra caramba e vai perder muito desempenho...
- Se o BD for muito grande ou a pagina muito pesada esse tipo de coisa...coloque placas de rede 10/100/1000... e um Switch que suporte essa mesma veolicidade, que com isso... o desempenho do sistema da rede interna fica impecável...
- Speedy como link Empresárial é uma bosta... eles prometem uma **** velocidade foda, mas garantem só 10% então não compensa... a BRT ta com uns planos empresariais legais... de um olhada.. até o modelo dos modens são legais... tem até alguns que são gerenciaveis... com isso vc consegue até meter um NAT nele e deixar a rede funcionando como se tivesse ip fixo... bom se vc for criar um pagina na net por exemplo...
- O Access Point de uma olhada em modelos que suporte o padrão de criptografia 802,11I cou conhecido como WPA2, é um padrçao mais robusto onde usa um,a chave de criptografia de 128 bits, e outros diversos mecanismos de autenticação, essas coisas... ai fica "quase" impossivel de alguem conseguir invadir a rede...
Acho que é isso... Qualquer coisa só perguntar ai maninhu... no que eu puder ajudar!
Abraços
CCV_HEALbra
29-06-2008, 05:12 PM
- O servidor não precisa de 2 placas de rede... só vc vc for fazer um sistema de contingência... onde cada placa de rede vai estar em um segmento separado, tipo em Switches separados essas coisas... isso se for utilizada um sistema sustentivel a falhas...
mas e quanto ao squid??
pra fazer um dhcp com squid eu terei que bloqueiar o acesso ao modem direto..e pra isso q precisa das duas placas..não??
- Não Utilize um Hub, pois como vc vai ter servidores como BD, aplicativos, Web essas coisas o trafego na rede interna vai ser muito alto... se for Hub... affe... vai ter colisão pra caramba e vai perder muito desempenho...
pois é..eu troquei os nome ai..na verdade eu nao sabia a diferença de hub pra switch até me falarem esses dias!!
hahaha
se vc quiser dar uma pincelada ai depois fica bom..mas eu sei q o switch pode melhorar o sinal..já troquei..coloquei um roteador (q é um switch né?)!!
xD
- Se o BD for muito grande ou a pagina muito pesada esse tipo de coisa...coloque placas de rede 10/100/1000... e um Switch que suporte essa mesma veolicidade, que com isso... o desempenho do sistema da rede interna fica impecável...
esses dias fui fazer uma entrevista de emprego..ai os caras me falaram q tem 2 servers lá e um intranet (q era pra isso q tavam me contratando) onde compraram com 10 módulos mas só um era habilitado pq o servidor nao suportava o resto!!
pow..como um esrver nao suporta um site php??
hahaha
acho q é isso a resposta né?
- Speedy como link Empresárial é uma bosta... eles prometem uma **** velocidade foda, mas garantem só 10% então não compensa... a BRT ta com uns planos empresariais legais... de um olhada.. até o modelo dos modens são legais... tem até alguns que são gerenciaveis... com isso vc consegue até meter um NAT nele e deixar a rede funcionando como se tivesse ip fixo... bom se vc for criar um pagina na net por exemplo...
aqui tem NET, GVT e BRT
a net cai muuuito..uma merda apesar de ser a úinica q tem com o plano simples o ip fixo!
a BRT é boazinha..o duro eh vc conseguir falar com alguem lá..eh 3 horas escutando música e depois cai a ligação!!
xD
uma merda de atendimento!!
a melhor aqui sem dúvida eh a gvt!!
qd tem aonde vc quer né!!..:/
- O Access Point de uma olhada em modelos que suporte o padrão de criptografia 802,11I cou conhecido como WPA2, é um padrçao mais robusto onde usa um,a chave de criptografia de 128 bits, e outros diversos mecanismos de autenticação, essas coisas... ai fica "quase" impossivel de alguem conseguir invadir a rede...
realmente o unico q eu conheço q vi alguma coisa boa é o linksys..q no caso ehh o usado no meu serviço..além de ter senha...ele ainda bloqueia por MAC..só quem tem o endereço MAC cadastrado no access q acessa a rede!!
xD
edit:
olha esse projeto de servidor:
montei no site da dell..me falaram q o preço tá muito bom em relação a qualquer um preço revenda!!
Processador AMD Opteron™ Dual-Core 1216 (2.40 GHz, 2X1 MB L2 cache) - BRH9107, Sem Sistema Operacional Preço unitário Memória de 2GB DDR2, 667MHz, 2x1GB, Dual Ranked DIMMs
Teclado Preto Dell, USB
Disco Rígido de 250GB 7.2K RPM SATA 3Gbps 3.5-in
Documentação e Cabos para PowerEdge T105
Configuração de 01 a 02 discos rígidos SATA conectados à controladora SATA onboard, sem RAID
Sem Suporte Dell após 1 ano de garantia padrão
Documentação e Cabos para o PE T105
Documentação SAS6iR em Inglês
TOTAL :R$3.307
eu achei meio caro..pq eu tava vendo com o meu amigo aqui q tem uns com 1 tera de hd e 8gb mais barato!!
mas msm assim dell eh dell..q q vc acha demmo??
vlw cara!!x
d
CCV_Demmony
30-06-2008, 04:10 PM
mas e quanto ao squid??
pra fazer um dhcp com squid eu terei que bloqueiar o acesso ao modem direto..e pra isso q precisa das duas placas..não??
Tipo se vc for usar um servidor como Proxy, Firewall e DHCP, ai sim vc tem colocar no minimo duas placas de rede que ai vc bloquei um acesso com uma regra pelo iptables e libera somento por uma porta para vc conseguir fazer o gerenciamento através dela... nunca fiz isso só sei meio que a teoria, não só de mecher muito com linux...
pois é..eu troquei os nome ai..na verdade eu nao sabia a diferença de hub pra switch até me falarem esses dias!!hahaha
Cara, parece besta, mas isso é uma coisa que da muita diferença... um hub ele somente recebe os dados por uma porta e encaminha via broadcast para todas as outras, gerando com isso muia colisão na rede, além de perda e atraso na entrega e confiabilidade dos dados...
Um Switch ele cria uma tabela MAC onde ele amarra em cada porta o endereço MAC do dispositivo que esta conectado, com isso enviando somente o pacote para o equipamento correto, além de que pelo Switch vc pode segmentar muito melhor a rede criando Vlans por departamento, utilizando protocolos como Spanning-Tree para evitar looping na rede... esse tipo de coisa...
se vc quiser dar uma pincelada ai depois fica bom..mas eu sei q o switch pode melhorar o sinal..já troquei..coloquei um roteador (q é um switch né?)!!
xD
Não confunda as coisas... um Switch como eu falei acima, é um equipamento muito mais rapidos, utilizado em sua rede Lan para um trafego super rapido de dados, pois ele não faz muita checagem no pacote, com isso encaminhando-o muito mais rapido...
Um Roteador é um equipamento de camada 3 , que serve para encaminhar pacotes entre redes diferentes, pois ele abre o pacote até a camada 3 para verificar seu endereço IP, faz uma checagem no pacote inteiro para verificar se ele não esta com erro e depois encaminha... nesse caso vc não vai usar roteador pois terá um acesso direto a net, e nesse caso o modem da operadora irá fazer o papel de rotedaor, pois ele vai encaminhar o dados da rede interna para outro roteador da operadora... além de fazer o NAT do seu ip interno para i ip externo(de ionternet)...acho q deu para entender neh??? ( eu para explicar sou uma negação)... hehehe
esses dias fui fazer uma entrevista de emprego..ai os caras me falaram q tem 2 servers lá e um intranet (q era pra isso q tavam me contratando) onde compraram com 10 módulos mas só um era habilitado pq o servidor nao suportava o resto!!
Isso que eles devem ter falado ou era pq o servidor não tinha licença para hospedar um site, por exemplo , nã tenha um ip externo, um dominio, um certificado.. pode ser diversas coisas... hehehe...
pow..como um esrver nao suporta um site php??
hahaha
acho q é isso a resposta né?
Deve ser alguma coisa com licença alguma coisa assim... pq não vejo outra explicação... hehehe
realmente o unico q eu conheço q vi alguma coisa boa é o linksys..q no caso ehh o usado no meu serviço..além de ter senha...ele ainda bloqueia por MAC..só quem tem o endereço MAC cadastrado no access q acessa a rede!!
xD
Esses AP da Linksys são realmente bons, mas depende do protocolo que ele suporta... tenta pegar um com esse WPA2 que eu te falei que é um dos padrões mais seguros do mercado...
Esse esquema que vc falou de autenticação via MAC é ridiculo de vc burlar pois a senha e o MAC são enviados pelo micro quando ele tenta acessar a rede Wi-fi, com isso se vc tiver um snnifer de rede vc consegue pegar esses dados e acessar a rede facilmente... mano de wireless manjo pra caraio tb.. tirei cert dessa ***** recentemente... hhehehe
edit:
olha esse projeto de servidor:
montei no site da dell..me falaram q o preço tá muito bom em relação a qualquer um preço revenda!!
Processador AMD Opteron™ Dual-Core 1216 (2.40 GHz, 2X1 MB L2 cache) - BRH9107, Sem Sistema Operacional Preço unitário Memória de 2GB DDR2, 667MHz, 2x1GB, Dual Ranked DIMMs
Teclado Preto Dell, USB
Disco Rígido de 250GB 7.2K RPM SATA 3Gbps 3.5-in
Documentação e Cabos para PowerEdge T105
Configuração de 01 a 02 discos rígidos SATA conectados à controladora SATA onboard, sem RAID
Sem Suporte Dell após 1 ano de garantia padrão
Documentação e Cabos para o PE T105
Documentação SAS6iR em Inglês
TOTAL :R$3.307
eu achei meio caro..pq eu tava vendo com o meu amigo aqui q tem uns com 1 tera de hd e 8gb mais barato!!
mas msm assim dell eh dell..q q vc acha demmo??
vlw cara!!x
d
Cara esse servidor esta muito caro ... com esse valor vc pega um servidor muito melhor...
Recomendo vc pegar um servidor com Intel Quad-Core... ou um Dual-core... sai mais ou menos o mesmo preço... e para servidor de alta disponibilidade , que vai ficar ligado all-time... é bem melhor que os servidores AMD... na Dell mesmo vc encontra servidores assim... é só sa uma vasculhada melhor...
Qualquer coisa que eu possa ajudar é só falar...
Abraços
CCV_HEALbra
30-06-2008, 04:18 PM
Tipo se vc for usar um servidor como Proxy, Firewall e DHCP, ai sim vc tem colocar no minimo duas placas de rede que ai vc bloquei um acesso com uma regra pelo iptables e libera somento por uma porta para vc conseguir fazer o gerenciamento através dela... nunca fiz isso só sei meio que a teoria, não só de mecher muito com linux...
isso msm!!
isso eu já fiz uma vez....o google ajuda no resto!!
xD
Cara, parece besta, mas isso é uma coisa que da muita diferença... um hub ele somente recebe os dados por uma porta e encaminha via broadcast para todas as outras, gerando com isso muia colisão na rede, além de perda e atraso na entrega e confiabilidade dos dados...
Um Switch ele cria uma tabela MAC onde ele amarra em cada porta o endereço MAC do dispositivo que esta conectado, com isso enviando somente o pacote para o equipamento correto, além de que pelo Switch vc pode segmentar muito melhor a rede criando Vlans por departamento, utilizando protocolos como Spanning-Tree para evitar looping na rede... esse tipo de cois
tá entendi...switch na cabeça!!
xD
Isso que eles devem ter falado ou era pq o servidor não tinha licença para hospedar um site, por exemplo , nã tenha um ip externo, um dominio, um certificado.. pode ser diversas coisas... hehehe...
num eh cara...pq o site deles tão hospedado, com domínio registrado etd mais..nao sei pq!!!
Esse esquema que vc falou de autenticação via MAC é ridiculo de vc burlar pois a senha e o MAC são enviados pelo micro quando ele tenta acessar a rede Wi-fi, com isso se vc tiver um snnifer de rede vc consegue pegar esses dados e acessar a rede facilmente... mano de wireless manjo pra caraio tb.. tirei cert dessa ***** recentemente... hhehehe
depois me ensina!!
hahahah
sempre tive vontade de aprender esses trem!!
:/
Recomendo vc pegar um servidor com Intel Quad-Core... ou um Dual-core... sai mais ou menos o mesmo preço... e para servidor de alta disponibilidade , que vai ficar ligado all-time... é bem melhor que os servidores AMD... na Dell mesmo vc encontra servidores assim... é só sa uma vasculhada melhor...
Qualquer coisa que eu possa ajudar é só falar...
ok...vou pesquisar aqui fora da dell!!
vou conversar com o cara aqui..ele tá acompanhando nossa conversa tb..ai qd a gente for montar uma ou algo do tipo..tiver mais alguma dúvida eu volto aqui!!
brigadão demmo!!!
xD
CCV_Demmony
30-06-2008, 04:37 PM
Esse projeto vcs executar mesmo... ou só estão com a proporta por enquanto ???
Qualquer coisa se precisar tenho diversas documentações de projetos que já fiz... tanto no trampo, como na faculdade... se quizer para tirar como base eu te mando...
Abraços
PS: Me da uma reput ai... só para dar uma moral... heheh... medingando reput é foda !!! huahauaha
CCV_HEALbra
30-06-2008, 04:42 PM
então..é um projeto que eu tenho de interagir a parte de redes com a parte de intranet..
pois eu entro com o intranet controle geral da loja e meu amigo com a rede!
ai a gente ganha!!
cliente eu tenho pelo menos 4 encaminhado...mas nao peguei ainda..pq fiz esse projeto semana passada!!
seria bom vc mandar!!
:D
claro!!reput ai!
xD
CCV_Demmony
30-06-2008, 04:51 PM
Conversa ai com esse seu amigo ai... se vcs precisarem de ajuda.. tenho até um pouco de experiência já em projetos de redes... mandem para mim, que eu dou uma olhada e vejo se esta tudo certo e tal... até aqui pelo forum tb... como não tem ninguem que possa atrapalhar ... não vejo problema em vc postar aqui e eu ir respondendo por aqui mesmo....
Pq aqui é o meio mais facil de me achar durante o dia pois não tenho acesso a email pessoal daqui nem a telefone... tenho que deixar o cel desligado enquanto estou aqui dentro... é foda... um controle de acesso fudido...
Os arquivos quando chegar em casa te mando por email... acho que tenho uns 4 bem legais...
Tenho um até que mandei uma **** prospota a um cliente... e acabei ganhando... ganhei uma **** grana... eu e mais uns 5 amigos meus... fiz ele a uns 2 anos... e estamos conseguindo manter o cliente até hj... hehehe... é legal esses projetinhos para ganhar uma graninha extra... nesse projeto tem até a parte burocratica , com custos, documentação para contrato, custo de manutenção, esse tipo de coisa....
Abraços
CCV_HEALbra
30-06-2008, 05:04 PM
é isso mesmo que eu quero...
:D
eu fiz a parte teórica aqui toda...falta só a parte da prática escrita!!
se é q me entende!!
xD