PDA

Ver Verso Completa : Senado aprova cota de 50 % em universidades pblicas

CCV_PaTo__Balrog
08-08-2012, 06:52 PM
10534

Do total de vagas para alunos de escolas pblicas, metade ser destinada a estudantes oriundos de famlias com renda at um salrio mnimo e meio per capita, ou seja, R$ 933.

O plenrio do Senado aprovou nesta tera-feira, dia 07, em votao simblica, reserva de pelo menos 50% das vagas das universidades pblicas e escolas tcnicas federais para alunos que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas pblicas.

Dentro dessa reserva haver cotas social e racial. A regra valer por dez anos. A proposta, que tramitava h quatro anos na Casa, vai à sano da presidente Dilma. Do total de vagas reservadas para alunos de escolas pblicas, metade ser destinada a estudantes oriundos de famlias com renda at um salrio mnimo e meio per capita, ou seja, R$ 933.

O projeto tambm estabelece que essas vagas sero preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados negros, pardos e indgenas, de acordo com sua distribuio em cada estado da Federao, de acordo com o IBGE. O nico que discursou contra foi o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), para quem o projeto fere a autonomia universitria.

“Esse projeto atropela, impe uma camisa da fora a todas as universidades brasileiras, atropelando a autonomia das universidades. Muitas j adotam sistema de cotas, mas no exerccio de sua autonomia. A Universidade de Campinas, por exemplo, tem cotas sociais. Estamos atropelando experincias exitosas,” afirmou o senador.

Ele foi contestado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT), para quem autonomia universitria no pode ser confundida com soberania. “Nos Estados Unidos, at por volta de 1860, a Suprema Corte entendia que escravido era constitucional. Hoje um negro presidente dos Estados Unidos. O que nos falta aqui so oportunidades. A autonomia da universidade no significa soberania.”
Principal defensor de polticas afirmativas no Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovao do projeto: “A rejeio desse projeto significaria que pobres, negros e ndios no teriam acesso às universidades. Tem gente que no quer que filho de pobre chegue à universidade, por isso tem gente que foi contra o ProUni.”

A relatora da proposta na Comisso de Constituio e Justia – CCJ do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES) tambm defendeu a adoo do sistema de cotas: “Fizemos justia social com a maioria da populao brasileira” disse ela.

Fonte: NovoHamburgo (http://novohamburgo.org/site/noticias/educacao/2012/08/08/senado-aprova-cota-de-50-em-universidades-publicas/)

Comentario do redator: Mais e mais obras vem aparecendo pra pessoas voltarem a estudar ( ou continuar estudando ), j conversei com vrias pessoas do ccv pra abrirem uma seo ou sub-seo chamada acâdemico, a qual irar abranger os alunos que querem ou esto nas universidades, o forum s tem a ganhar com isso ( e seus menbros tambm ).

CCV_Sharpest
09-08-2012, 09:32 AM
Shadi, esse sistema pra cotas SOCIAIS.

Vamos por como exemplo que uma universidade tenha 100 vagas para o curso X.
Dessas 100 Vagas, 50 sero obrigatoriamente destinadas a quem estudou em escola pblica.
Dessas 50, 25 sero obrigatoriamente a quem tem renda de at R$933.
Isso por que das 100 vagas, ainda teriam as cotas RACIAIS, independentes se esto na cota pblica ou no.

Eu acho isso realmente uma palhaada, por que por exemplo, eu estudei a vida toda em escola pblica, mas pra trabalhar, os dois ultimos anos de escola tiveram que ser cursados em escola particular. Ou seja: Minhas chances caram pela metade.
Dessa metade que sobra, ainda tem as cotas Raciais. Eu sou caucasiano (branco), o que reduz ainda mais minhas chances.

O Resultado disso ? Peguei a posio 37 no vestibular, para uma turma de 40 alunos de engenharia civil. No fui chamado. :poker:

CCV_Shadi
09-08-2012, 02:17 PM
Shadi, esse sistema pra cotas SOCIAIS.

Vamos por como exemplo que uma universidade tenha 100 vagas para o curso X.
Dessas 100 Vagas, 50 sero obrigatoriamente destinadas a quem estudou em escola pblica.
Dessas 50, 25 sero obrigatoriamente a quem tem renda de at R$933.
Isso por que das 100 vagas, ainda teriam as cotas RACIAIS, independentes se esto na cota pblica ou no.

Eu acho isso realmente uma palhaada, por que por exemplo, eu estudei a vida toda em escola pblica, mas pra trabalhar, os dois ultimos anos de escola tiveram que ser cursados em escola particular. Ou seja: Minhas chances caram pela metade.
Dessa metade que sobra, ainda tem as cotas Raciais. Eu sou caucasiano (branco), o que reduz ainda mais minhas chances.

O Resultado disso ? Peguei a posio 37 no vestibular, para uma turma de 40 alunos de engenharia civil. No fui chamado. :poker:

Ento cara, alm das cotas raciais agora econômico tambm? Aaah. Eu to que nem voc, cara. Eu sou mais branco que o vampiro do crepsculo, quase albino. Estudei meu colegial inteiro em colgio particular pra entrar na USP. Passei na primeira fase em 2010 ( prestei em 2009 pra entrar em 2010 ) mas nem fiz a segunda fase porque eu queria Design de Games e prestei Cincia da computao na USP. Ok, desisti da facul. Agora quero CC em uma federal... T OSSO VI, T OSSO. Se eu tiver que fazer particular, vou ser autodidata em CC sinceramente.