PDA

Ver Verso Completa : Governo comea a testar internet gratuita

CCV_PaTo__Balrog
14-07-2012, 02:03 PM
10344

O governo quer que o setor privado oferea internet gratuita para os usurios que acessarem os sites das empresas para fazer compras ou contratar servios.

Para isso, lanou nesta quinta-feira, em parceria com o governo do Distrito Federal, um projeto piloto de uso livre de banda larga. “Se muitos sites j oferecem frete grtis de seus produtos, por que no oferecer tambm a navegao?”, questionou o ministro das Comunicaes, Paulo Bernardo.

Ele salientou que o servio indito no mundo e funciona como as ligaes telefônicas para 0800, em que a cobrana feita ao portador do nmero de destino da chamada. Batizado de “BL 0800”, o projeto tem como alvo o usurio do telefone pr-pago, que representa 82% da base de celulares do Brasil.

Os sites que quiserem oferecer navegao livre a seus clientes tero a extenso no endereo de “0800.br”. O nome do domnio, porm, ainda no est disponvel para ser usado comercialmente, pois o governo ainda precisa estabelecer as regras dessa nova forma de uso da internet.

O projeto BL 0800 entra em vigor sbado, na regio administrativa de So Sebastio, em Braslia. Durante 15 dias, 80 pessoas pelo governo do Distrito Federal podero acessar a pgina desenvolvida pelo governo, a bandalarga.0800.br, que vai apresentar notcias e informaes de utilidade pblica sem qualquer cobrana. Os escolhidos tm, segundo o governo, perfis diferentes, com diferenciao de escolaridade, idade e ocupao.
Os 80 celulares que sero distribudos para teste esto programados para no realizar cobrana quando estiverem no site do governo. A pgina pode ser acessada pelos demais internautas - que sero tarifados normalmente.

“Ningum ainda fez isso no mundo, o que no quer dizer que no possamos fazer”, afirmou o ministro. Bernardo ressaltou que, com a nova lei de acesso à informao, o prprio governo tem a obrigao de oferecer navegao gratuita em seus sites. O ministro enfatizou, porm, que o objetivo principal do projeto o setor privado. “Os bancos, por exemplo, tm condies de pagar pelo servio. Alis, eles preferem que a gente use apenas a internet e no v at a agncia para fazer filas nos caixas”, observou.

O ministro disse que no vislumbra a possibilidade de a oferta gratuita de navegao se tornar uma obrigao. Considerou, no entanto, que uma forma de atrair clientes. “O 0800, como sabemos, est consagrado”, comparou.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, previu que at a Copa das Confederaes em junho de 2013, o projeto estar ampliado para todo o DF. O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Servio Mvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) Eduardo Levy, tambm enfatizou o ineditismo do programa. “Isso no existe em nenhum lugar do mundo. uma jabuticaba, e uma jabuticaba boa”, avaliou.

Fonte: RevistaInfo (http://info.abril.com.br/noticias/internet/governo-comeca-a-testar-internet-gratuita-13072012-17.shl)

http://ads.abril.com.br/RealMedia/ads/adstream_lx.ads/infoexame/plantao/1928812809/Bottom/AbrilDefault/default/empty.gif/7658796976452b537655454141543467 (http://ads.abril.com.br/RealMedia/ads/click_lx.ads/infoexame/plantao/1928812809/Bottom/AbrilDefault/default/empty.gif/7658796976452b537655454141543467)

CCV_FAcToR
14-07-2012, 02:05 PM
Olha aqui na minha cidade tem, bom sim para a galera que nunca conseguiu ter acesso e tudo mais.
Mas o AlissoN sabe explicar melhor que eu n, como ela , eu no tenho, muito devagar.E acredito que essa do governo no sera diferente.

CCV_ThanatuS
14-07-2012, 02:06 PM
muito legal eim, espero que um dia o governo consigar por internet grtis para todo o brasil.

CCV_Rodrigues
14-07-2012, 05:37 PM
Pelo menos uma merda esse governo faz.
Mas na antiga cidade onde minha namorada morrava (Ipatinga - MG) eles liberam a internet de graa a pessoas que tinha renda menor que 2 salrios minimo. E alem da internet ia um pc junto achei legal no sei se ainda esta funcionando esse servio la.
Pra mim isso ja um grande avano.