PDA

Ver Verso Completa : Tudo que voc precisa saber sobre design

maxdk
31-03-2012, 08:37 PM
O que design grfico?

Design, desenho industrial, ou at programao visual (todos so quase sinnimos) a profisso que visa resolver qualquer tipo de problema usando de cores, letras e formas. Design tambm transmitir uma mensagem sobre algo a um determinado pblico alvo.

O que “design” e o que “designer”?

“Design a profisso, designer o profissional dela”
Design a profisso, designer o profissional dela. Muita gente tem dificuldade em entender este conceito, ento vamos simplificar: design = medicina, designer = mdico. Ou seja, voc no diz “Conheo um amigo que medicina. Ele estudou mdico por 6 anos”.
O que faz o designer grfico?

O designer grfico criar imagens, logos, tipografias, cartazes, cartes de visitas, retoca fotos, faz montagens, imprime trabalhos, desenvolve sites, cria banners, diagrama revistas: e impressos em geral, cria anncios, faz animaes e l muito.

O que um designer grfico precisa saber?

Um designer grfico aprende um pouco sobre tudo: desenho em papel, diagramao, tipografia, esttica, semitica, histria, teoria da cor, teoria da forma, teorias de criao, marketing, publicidade, representao, percepo, criatividade, beleza, pintura, tcnicas de impresso, representao tcnica, conceituao, arte, corte, vinco, tipos de papis, acessibilidade, usabilidade, comunicao, cores especiais, HTML e CSS, edio de imagens, como aplicar questionrios, como entender estatsticas, tcnicas de brainstorming, funcionamento de softwares para design e o mais importante: precisa saber enxergar o mundo com a mente aberta. Em resumo, precisa saber um pouco de tudo.

O designer precisa saber desenhar?

Algumas faculdades requerem um conhecimento bsico em desenho na hora do vestibular. Outras, no requerem mas ensinam no primeiro ano. importante o designer saber representar atravs do desenho? . necessrio que ele seja um Rembrandt ou Leonardo da vida? No. Noes bsicas de desenho so importantes. Caso voc no tenha noo alguma (ex: no sabe nem desenhar bonecos de palito), sugiro que faa um curso de desenho. Vale a pena e vai ser de grande valia no futuro.

Preciso saber como manipular software?

“Fazer design no saber mexer em Photoshop”

Tm muito designer que no nenhum rei do Photoshop, do mesmo jeito que h muito photoshopeiro que no sabe nada sobre design. Fazer design no saber mexer em Photoshop. Mas a resposta pra pergunta : sim. No entanto, se voc no sabe mexer muitas universidades j incluem as noes bsicas de Photoshop, InDesign, Corel, Illustrator, etc em seus currculos. Porm, sempre recomendado que o designer esteja a par das novas tecnologias e esteja sempre fuando nos programas e procurando tutoriais na web.

O que um web designer?

Web designer um designer grfico que desenvolve web sites. No s a parte grfica, mas como um site funciona e como o usurio final vai utilizar o site. Ou seja, isso inclui desenvolvimento em HTML e CSS, duas linguagens essenciais para qualquer web designer.
O que um web designer precisa saber?

Tudo que um designer sabe. Especialmente sobre acessibilidade, usabilidade, tipografia na web, diagramao, edio de imagens, padres web, etiqueta web e por a vai.
O que um desenvolvedor web?
o profissional que desenvolve toda a programao de um site. Ele faz o que o web designer fez, funcionar. Existem dezenas de linguagens web que so utilizadas hoje em dia, e muitos preferem se especializar em apenas uma ou duas, devido a gigantesca quantidade de informaes que cada linguagem possui.

O que um micreiro?

Micreiro um perjorativo. Esse ser, profundamente odiado pelo designer, no tem noo alguma sobre design. So pessoas que podem at conhecer a tcnica e geralmente tm bom domnio sobre software, mas no entendem nada de teoria: seu conhecimento de tipografia, gestalt, cores quase nulo. Quase sempre estes micreiros desenvolvem peas grficas por um valor muito abaixo do mercado, fazendo com que a qualidade das mesmas sejam ruins.

Eu no fiz faculdade de design, sou micreiro?

Depende do seu nvel de conhecimento. Se voc tem domnio sobre as reas tericas do design, passou tempo estudando sobre tcnicas e jeitos de se criar, provavelmente no seja. Micreiro no aquele que no fez faculdade, aquele que no tem conhecimento terico algum sobre design e no entanto entitula-se designer.

O que desenho industrial / desenhista industrial?

a exata mesma coisa que design, s com um nome mais “abrasileirado”. No desenho industrial h as reas de programao visual e e projeto de produto, que so respectivamente “design grfico” e “design de produto”.

O que logo, logotipo, marca e logomarca?

“‘Logomarca’ redundante”

Logo o cone que representa a empresa. Logotipo o nome da empresa utilizando uma forma tipogrfica (escrita). Marca a percepo do usurio da identidade da empresa. Logomarca, na teoria no existe: se a marca o que identifica a empresa, e logo a representao da empresa que por sua vez o que identifica ela, ambos so a mesma coisa. No entanto, virou um termo to popular e to utilizado que a briga pra tirar essa palavra do vocabulrio em vo (agradecimento aos nossos amigos publicitrios por terem inventado essa palavra).

O que identidade visual?

a combinao do logo de uma empresa, suas cores institucionais e qualquer outra coisa esteja no seu manual de identidade visual. Este manual contm as instrues de como reproduzir o logo / o logotipo, em que tamanhos ele pode ser reproduzido afim de mant-lo legvel, quais so as cores que ela utiliza (em CMYK, RGB e Pantone), quais as diferentes verses em cores, quais cores de fundo ele poder ter entre outras informaes. A identidade visual da empresa o conjunto disto tudo. Por exemplo, a identidade visual do banco Ita tm como cores o azul, o laranja e o amarelo. Dentro de seu banco, a pessoa notar que estas cores so usadas em abundncia e ir permitir facilmente o reconhecimento do local atravs das cores, da tipografia, etc.

Quanto um designer ganha?

Essa a pergunta mais difcil de responder, e muitas vezes no depende do quo bom ele . O seja, depende: depende da empresa onde ele trabalha, da cidade onde reside, do estado, o cenrio da profisso na rea dele, se estagirio, formado, freelancer, etc. Do mesmo jeito que um mdico pode ganhar muito, tambm pode ganhar pouco. Em Curitiba PR h um mercado bem saturado de designers; em cada esquina possvel encontrar um escritrio de design ou uma grfica. Encontrar um estgio como estudante fcil, o problema surge depois que voc se forma. J no norte (em Pernambuco por exemplo) dificl encontrar designers, porm o mercado requer poucos pois a populao e as empresas ainda no enxergam o propsito de se ter um designer. Para saber quanto um designer ganha em sua regio, o melhor seria encontrar um profissional que possa te dizer como o cenrio atual dali est.

Ser freelancer ou ter emprego fixo?

Muito designer decide ser freelancer (profissional autnomo) para ganhar mais. Alguns destes ganham mais, outros no. O bom de ser freelancer que voc no gasta dinheiro com impostos (na teoria), voc define seu prprio salrio, no precisa responder a ningum exceto ao cliente, tm horrios flexveis, etc. Em contra-partida, o freelancer no tm carteira assinada e no pode se aposentar, no tm renda comprovada e pode passar por um perodo de “seca”: aquele ms onde voc no consegue nenhum cliente novo e suas contas a serem pagas comeam a atrasar. Ento depende muito de como voc quer trabalhar. Freelancing funciona para alguns, no funciona para outros. O jeito, testar ambos e ver qual que lhe cai melhor.

Vale a pena fazer faculdade de design?

“Existe algumas coisas que voc no aprende em livros “

Sim. Claro, existe algumas faculdades ruins por a. O jeito conhecer alunos destas faculdades e perguntar como so as aulas, como so os professores e como a infra-estrutura. Existe algumas coisas que voc simplesmente no aprende em livros ou em posts de blogs sobre design. Experincias reais de professores que atuam no mercado uma destas coisas: sempre bom saber como que o profissional vai lidar com determinado problema na vida real. Sem dvida, existe muita coisa que voc no vai poder aplicar na vida real devido a velocidade em que corre o mercado do design. Mas sempre bom saber, pois se voc acabar encontrando-se preso em algum lugar saber como se safar usando uma tcnica que requer mais tempo porm far com que o trabalho seja feito. Pessoalmente, sou 100% a favor do ensino de design em faculdades. Afinal de contas, voc pode facilmente aprender a construir casas atravs de apostilas na internet e livros: mas isso faz de voc um engenheiro civil? Voc contrataria uma pessoa que nunca fez uma faculdade de engenharia civil para construir a sua casa? Pense nisto.

Quem faz faculdade ser um designer melhor?

No. a contra-partida de qualquer curso: haver sempre aquele aluno que no est na faculdade para aprender, que no se esfora, que acredita que o professor que precisa ensin-lo como ser um designer bom. Entendam: quem faz a faculdade o aluno, no o contrrio! Sempre haver aquele designer formado, com diploma em universidade federal de respeito, porm que um designer medocre. No adianta fazer faculdade sem se esforar, pois h muitos designers no-formados no mercado que estudam, se esforam e no precisam de um diploma para dizer que so competentes: utilizam seu portflio.

Existe faculdade de web design?

Sim, existem faculdades de desenvolvimento web e design para web em algumas universidades. Tambm existem cursos tcnicos em web design, que geralmente engloba alguns princpios bsicos do design, web design e um programao HTML. Pessoalmente, nunca fiz nenhum destes cursos, ento no tenho como dizer se voc aprende coisas novas l. Muita gente aconselha a fazer uma faculdade de design grfico e depois (ou durante) fazer um curso de programao HTML para saber como montar um site. Mas isto vai de cada um.

Qual a melhor faculdade de design na cidade X?

Existem muitas faculdades boas no Brasil e muitas ruins. O melhor jeito de descobrir atravs do Orkut, acessando as comunidades de design (ou desenho industrial) das faculdades na sua regio e perguntar aos membros destas comunidades como que a infra-estrutura, como que so os professores e como o curso em geral. S assim para se ter uma melhor idia da faculdade que voc pretende cursar. E para no deixar dvidas aos leitores, eu realmente no sei responder essa pergunta pois conheo apenas as faculdades da minha regio.

Onde posso arranjar trabalho na minha cidade?

“(Para conseguir um emprego,) seja criativo!”
Primeiramente, crie um portflio: seja online ou seja impresso. Se voc nunca fez nenhum servio real, inclua trabalhos acadmicos. Inclua sempre apenas aquilo que voc gostou do que fez, esquea os seus trabalhos “medianos” e “ruins”. Depois utilize o Google para procurar por “escritrio de design + nome da sua cidade”. Em seguida, s enviar o endereo do seu portflio online ou enviar o seu portflio (e currculo) via correio (ou deixar l pessoalmente) e esperar. Se voc tiver bons trabalhos e se mostrar competente, quem sabe o dono do escritrio no te chame. Existem outras maneiras de se conseguir emprego na rea, mas a vai da criatividade de cada um. Seja criativo!

Um designer precisa ter um computador da Apple?

No. Computadores da Apple (como o MacBook Pro ou Mini Mac) so bonitos, tm bom gerenciamento de memria em relao a programas de edio visual (Photoshop, Illustrator, etc) e muitas outras qualidades. Mas um designer no precisa ter um Mac. Ajuda, sem dvida, mas no essencial.

Como fao para ganhar muito dinheiro?

Prostitua-se (huahauhua), Falando srio: se eu soubesse como ganhar muito dinheiro no design, eu lanaria um livro com o ttulo “Como ganhar muito dinheiro”, venderia 50.000 unidades a R$ 100,00 cada e dentro do livro estaria escrito “Escreva um livro e venda-o”. No existe frmula para isto, ento parem de perguntar.

interessante participar de concursos?

No, e vou explicar por qu: de acordo com o captulo III, Artigo 12 do Cdigo de tica Profissional do Designer Grfico da Associao dos Designers Grficos (ADG): “O Designer Grfico no deve, sozinho ou em concorrncia, participar de projetos especulativos, pelo qual s receber o pagamento se o projeto vier a ser aprovado”. Pense neste exemplo: voc engenheiro civil e um cliente entra em contato com voc e pede para que voc construa uma casa para ele. Ele no diz onde, nem quantos quartos, nem nada. S diz “Construa!”. Mas voc no o nico: outros cinco engenheiros foram contactados e esto fazendo o mesmo. No final, o cliente vai escolher uma das casas e pagar por apenas esta. Voc, que gastou dinheiro com mo de obra e materiais vai ficar no prejuzo. Mas e se voc fosse muito muito muito bom e fizesse a melhor casa de todas, voc ainda corre o risco de no ganhar e sabe por qu? Porque o cliente nunca falou quantos quartos queria, se queria uma casa grande, pequena, com piscina ou sem, etc. No houve o “briefing”, ento por melhor que tenha sido talvez no caiba nas necessidades do cliente. Os “concursos” so predatrios e trazem prejuzos ao mundo grfico, ento deveremos resistir e no participar!

Onde fao o download do Corel Draw, Photoshop, InDesign, Illustrator, etc?

Voc pode acessar o site oficial do Photoshop, Corel, InDesign ou Illustrator e fazer o download das verses de teste dos programas. Estas verses funcionam por 30 dias e depois requerem que voc compre o produto original (cada um custa de US$ 500 pra cima). Existem alternativas gratuitas para estes programas, como o Gimp ou o Inkscape.

Posso mandar um trabalho que fiz para voc analisar?

Sim, so enviar para o meu email que vo dar algumas dicas e sugestes.

Onde posso baixar um tutorial completo sobre web design ou design grfico?

Resposta rpida: no mesmo lugar onde voc pode descobrir o sentido da vida, do universo e de tudo. Como design grfico um curso profissionalizante de 4 anos (em mdia), o que faz voc pensar que existe um “tutorial” de “como ser um designer”? No existe tal coisa, pois se em 4 anos j difcil aprender o suficiente para ser um bom designer, em dois dias impossvel aprender um dcimo do necessrio para se tornar designer.

Voc pode fazer um tutorial sobre assunto X?

Talvez. No fao tutoriais por encomenda e no dou aulas virtuais individuais. Entendam que eu gosto de compartilhar o conhecimento, e infelizmente no me sobra muito tempo durante o dia para me dedicar a escrever mais artigos pro Digital Paper ento no me leve a mal caso aquele artigo que voc pediu nunca seja publicado.

Preciso fazer um trabalho sobre X, voc pode me ajudar?

No. O contedo que est aqui, est aqui. Se no estiver, est em outro lugar. Eu no fao trabalhos escolares para ningum, pois se voc quiser ser um profissional medocre, no estudar, no correr atrs de livros pra ler, sites para visitar, pessoas com quem conversar, o problema seu.

OBS.: Bom pessoal, tenho certeza que isso ir ajudar tanto a quem j design, aos micreiros e aos que querem ser designers.