PDA

Ver Versão Completa : A Morte do JPEG

CCV_Stealth
04-10-2010, 12:13 PM
http://www.fayerwayer.com.br/wp-content/uploads/2009/11/GoogleWifi.jpg

A Google Inc. criou um novo formato de imagem, capaz de gerar arquivos até 40% menores que os populares JPEG. A ideia é tornar a Internet mais leve.

Criado em 1983, seu algoritmo utiliza compressão de imagem com perda de dados, uma técnica chamada lossy data compression, mantendo uma qualidade mínima em relação ao arquivo original, mas que destrói certos detalhes da imagem. Em relação ao formato Bitmap (BMP), mais utilizado na época e que não possui esta compressão, os arquivos chegam a ser dez vezes menores. Em outras palavras, uma foto com mais de 3 MB em BMP, pode ser convertida para JPG, com cerca de 200 kB.

Segundo o site Mashable, a gigante Google ainda não está satisfeita. Ela criou um novo formato, que foi chamado de WebP (a pronúncia é “Uépi”, segundo a empresa), que chega a ser 40% menor que o JPEG e também utiliza uma técnica de compressão de dados com perdas.

A companhia estima, como informa o site CNET, que 65% da internet é formado por imagens. Portanto, o WebP (Uépi, não esqueça), pode fazer com a internet fique 25% mais rápida. E se alguma empresa está apta a realizar essa nova revolução, é a Google.

A Google já lançou, inclusive, uma ferramenta para conversão de imagens do tipo BMP, JPEG, GIF e PNG para o novo formato. O download do seu instalador pode ser feito através do link http://bit.ly/WebPInstall. Ele funciona apenas no Linux, por enquanto.

“Além de um programa de conversão para o Windows, esperamos ter, dentro de algumas semanas, suporte nativo para WebP no Chrome”, disse Richard Rabbat, Gerente de Produtos da Google. Com a rápida adoção desse navegador, que vem “comendo” fatias de mercado do Internet Explorer e de seu maior rival, o Firefox, é bem provável que o novo formato de imagem se popularize dentro de alguns anos.

Com a ferramenta um arquivo BMP de 3Mb pode cair para 120Kb sem perder muita qualidade.

Uépi Neles!

Fonte: Toad Geek

CCV_htrevizi
04-10-2010, 02:03 PM
o pessoal que usa internet discada vai agradecer

muito bom ainda mais que eu gosto de tirar foto com resolucao maxima da maquina rs

Paracelso
04-10-2010, 03:02 PM
Todo mundo sabe que é mais uma tentativa da Google de dominar a internet.
Ao abrir a imagem, a maquina roda o algoritmo criado pela mesma, fazendo com que a sua maquina fique subordinada ao servidor deles, criando uma legião de zumbis.
Prefiro meu bom e velho .PNG.Esqueçam isso, a Google já é dona da internet.Hihihihihi

CCV_Select
04-10-2010, 09:11 PM
acho uma boa tentativa da google ... até mesmo porque quem tem a internet discada (já tive e sei que é dificil ksakaskas) deve ficar "puto" quando vê-em aquelas imagens de 3MB e estão curiosos pra vê o que é =D