PDA

Ver Versão Completa : Water Cooler.

Pessi
19-09-2010, 10:26 PM
Olá, estou abrindo esse tópico para ajudar a quem esta com alguma duvida em montar o seu primeiro Water Cooler.
Ajudei vários colegas do fórum nesse assunto em outros tópicos e acho que esse tópico vai ser um ótimo acréscimo ao fórum, mas caso não seja necessário pode ser excluído ou modificado pelos moderadores sem problema.

Porque Water Cooler?

Apesar dos grandes esforços dos engenheiros do silício, os computadores estão cada vez ficando mais quentes. Mesmo com a diminuição dos circuitos e melhores engenharias na utilização de processos cada vez a utilização de pesados programas puxão os computadores ao se máximo, alem da pratica de overclock que esta ficando mais e mais popular a cada dia.
O Water Cooler ‘e uma solução que melhora a refrigeração dos componentes e diminui consideravelmente o barulho produzido pelos fans. De todas as soluções de refrigeração que superam o Air Cooler o Water Cooler é a mais pratica e barata de todas.

A água conduz/absorve calor 24X a mais que o ar

Vamos começar pela definição de Water Cooler (Refrigeração Liquida) que será abreviado como WC (não é banheiro não).
O sistema de WC no PC usa o mesmo “principio” que em um Carro, basicamente é usado um difusor (Radiador) para refrigerar o liquido que circula dentro de mangueiras e blocos onde o liquido capta o calor dos blocos refrigerando as partes adjacentes e retorna ao difusor para ser novamente refrigerado fechando o ciclo. As semelhanças param por ai, as necessidades/prioridades da refrigeração em um carro e em um PC são totalmente deferentes, mas o principio vale como referencia.

Quando eu me referir a “loop” estou me relacionando ao conjunto de blocos que partem do radiador ate a bomba, seguindo uma única linha. Quando eu me referir a “ring” estou me relacionando ao conjunto todo okay

E em relação ao Air Cooler?

O Air Cooler (AC) foi a primeira solução de refrigeração em um computador, o seu principio é o de dissipar o calor através finas aletas metálicas.
O calor é absorvido pelo bloco e é repassado através da natural condutibilidade metálica até as aletas onde é dissipado, as aletas normalmente são finas e largas para otimizar a área de dissipação do calor, quanto maior a área mais fácil o calor é liberado, é acrescentado um fan (ventilador) para aumentar a circulação de ar e assim liberar o calor com mais facilidade/velocidade.
O ultimo avanço na área de AC são as Heat Pipes.

http://img4.imageshack.us/img4/102/coolerg.jpg
Exemplo de "Heat Pipes"

Esses tubos que são bem populares hoje em dia, são tubos de material metálico (normalmente cobre), ocos por dentro onde é retirado o ar e preenchido com um “coolant” (refrigerante , não ‘e de beber não http://forum.clubedohardware.com.br/images/smilies/laugh.gif ) que pode ser do tipo mais variado, dependendo do fabricante e da performance que se deve atingir, como água, etanol, acetona, mercúrio, etc. ou uma outra combinação “secreta” qualquer.
O principio é que o liquido deve evaporar na base de contato do bloco e sobe para parte de refrigeração (aletas) e ao condensar descer novamente a base fechando o ciclo.
Apesar desse avanço, o AC esta chegando a um ponto onde os melhores cooler são “Mamontes” com mais de 1,5kg em peso e um tamanho que muitas vezes não permite a instalação deles em muitos cases.

Quais as vantagem e desvantagens do AC e do WC no simplificado?

AC Vantagens:

Baixo custo ou custo zero
Fácil manutenção
Fácil instalação
Fácil limpeza

AC Desvantagens

Performace
Barulho

WC Vantagens:

Performance
Silencio

WC Desvantagens

Custo
Difícil Manutenção*
Limpeza*
Difícil instalação*

Esses três pontos são relativos e diretamente relacionados com a capacidade do usuário (ou do ponto de vista dele)

Fonte Clube do Hardware.

RoG1N
19-09-2010, 11:10 PM
show de bola!, esses heat pipes eu ja vi em uma placa de video de um amigo, sem curtição a placa parecia um motor de carro, meu amigo me disse que ela era colocada nas baias de HD pelo peso os slots da placa mae nao suportavam ela sem contar que ela precisava de uma alimentação extra da fonte do pc... sinistra a placa.

eu sou doido pra ver um pc water cooler funcionando, nunca tivesse essa chance, queria q alguem que tem ou ja viu me fala-se qual seria seu custo medio, e pq ele tem dificil manutençao

CCV_iStiu
20-09-2010, 09:28 AM
Cara, não sei se existe, mas me falaram uma vez de um cooler com gelo, haha. Processador frita :D

CCV_XNinoX
20-09-2010, 10:47 AM
A unica coisa que me assusta no caso da refrigeração a agua é a instalação dela...

Se o tenico que for fazer não fizer um serviço bem feito, uma misera fissura num dos canos e tchau pc inteiro.

Pessi
20-09-2010, 12:44 PM
Tem outro sistema de refrigerão que é basicamente uma placa fina onde um lado aquece e o outro esfria drasticamente. De noite posto ele aqui. Abraço.

Paracelso
20-09-2010, 04:32 PM
Esses dias fiquei teorizando se daria certo trocar o cobre das heat pipes por "placas" diamante (tá tá, deixando a parte financeira de lado)...
Porque o diamante ele tem uma condutividade térmica quase cinco vezes maior que a do cobre.