Ver Versão Completa : [Video] Pangea Evolução do planeta!
CCV_Jh0n
16-05-2010, 09:27 PM
Vi agora no fantástico e estou pesquisando mais sobre isso achei bem legal saber como foi criado os continentes:
http://www.youtube.com/watch?v=CFCP8l0vNTU
---------- Post added at 09:27 PM ---------- Previous post was at 09:20 PM ----------
Olha só o mapa:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/53/Pangaea_continents.png/533px-Pangaea_continents.png
CCV_Solid
16-05-2010, 10:24 PM
jhon tu viu o fossil encontrado em Dona Francisca??? rsrs....aqui na minha cidade, apareceu no fantástico \õ/
Paracelso
16-05-2010, 11:07 PM
Os continentes foram criados por extravasão de magma e não pelo deslocamento de suas respectivas placas tectônicas (obviamente, que os dois fatores estão intimamente relacionados).
As pessoas não sabem mais isso é um ciclo (junção dos continentes e separação).... e não houve apenas uma vez isso, se não me engano já teve 3 momentos no tempo geologico no qual os continentes estão unidos. E pra quem não sabe estamos caminhando para outro "pangea", junto com um periodo de glaciação (também, relacionados).
Miau, é isso ai.
CCV_Rugopix
16-05-2010, 11:49 PM
paracelso onde voce conseguiu essas informações?
CCV_htrevizi
16-05-2010, 11:56 PM
Os continentes foram criados por extravasão de magma e não pelo deslocamento de suas respectivas placas tectônicas (obviamente, que os dois fatores estão intimamente relacionados).
As pessoas não sabem mais isso é um ciclo (junção dos continentes e separação).... e não houve apenas uma vez isso, se não me engano já teve 3 momentos no tempo geologico no qual os continentes estão unidos. E pra quem não sabe estamos caminhando para outro "pangea", junto com um periodo de glaciação (também, relacionados).
Miau, é isso ai.
Paracelso onde vc achou estes dados ate onde e devido a movimentação das placas tectônicas, o jeito vai ser perguntar para alguem que faz geografia para saber. 'EU NÃO VOU LIGAR PARA MINHA MÃE PARA PERGUNTAR ISSO' ja que ela faz isso.
Se eu lembrar pergunta na minha faculdade se alguem sabe ja que tem geografia la Obs se eu lembrar na hora que eu for.
o cara é geologo rugo, deixa ele mostrar seus conhecimentos larga de se curioso auhshuahs
bom quanto ao assunto, é bem interessante o video, e o ciclo que aconteçe , próxima vez q juntar tudo, não vai ter mais DE e a galera vai tar feliz da vida jogando futebol ^^
Paracelso
17-05-2010, 12:24 AM
paracelso onde voce conseguiu essas informações?
Livros + professores.
Paracelso onde vc achou estes dados ate onde e devido a movimentação das placas tectônicas, o jeito vai ser perguntar para alguem que faz geografia para saber. 'EU NÃO VOU LIGAR PARA MINHA MÃE PARA PERGUNTAR ISSO' ja que ela faz isso.
Se eu lembrar pergunta na minha faculdade se alguem sabe ja que tem geografia la Obs se eu lembrar na hora que eu for.
Pode até tentar, mas duvido que vai ter uma resposta decente.
Essas coisas são ensinadas geralmente pra quem tem Geologia Geral, Paleontologia e Geologia Histórica...
Até onde eu sei, o ensino de Geologia Geral para graduação de Geografia não é la grande coisas...
As outras eu duvido que eles tenham.
CCV_Blackout
17-05-2010, 12:29 AM
Faço 2 ano do colegial, estudei isso tudo ano passado e já sabia dessas informações que o parecelso citou ai, agora ele disse que não tende a cair em geografia em geral, estranhei :(
---------- Post added at 12:29 AM ---------- Previous post was at 12:27 AM ----------
Já foi passado um vídeo esse ano na escola sobre isso, explicou perfeitamente como funciona o ciclo, inclusive disseram que não foi nem será uma unica vez.
Paracelso
17-05-2010, 12:45 AM
Faço 2 ano do colegial, estudei isso tudo ano passado e já sabia dessas informações que o parecelso citou ai, agora ele disse que não tende a cair em geografia em geral, estranhei :(
Já foi passado um vídeo esse ano na escola sobre isso, explicou perfeitamente como funciona o ciclo, inclusive disseram que não foi nem será uma unica vez.
1º Eu disse que os professores que dão as matérias de geologia geral para o de graduação de geografia eles tendem a não se apronfundar. Tecnicamente eles não precisam saber disso, então não tem razão para eles se aprofundarem na matéria.
2º Todo mundo tem isso no ensino médio, a diferença vai de professor para professor. Alguns dão a matéria superficialmente e outro vão um poquinho mais além.
Anyway, isso é só um pontinha da teoria toda, e nem lembro tanto, foi ano passado que eu tive essas matérias. Se fosse pra falar ia passar o dia inteiro falando..... tem mais 3 ciclos relacionados (só lembro agora do ciclo magnético) e outras coisas.....
CCV_Rugopix
17-05-2010, 01:26 AM
o conhecimento que tenho sobre placas tectonicas é de nivel de segundo grau, sei que o fator responsavel pela separação dos continentes foi devido ao movimento "circular" da parte fluida do manto pelo qual as placas ficam "boiando"... esse movimento se dá devido a mudança de temperatura e pressao entre a parte mais externa e a mais interna desse manto, quando o magma chega ao fundo ele esquenta e fica mais leve e depois sobe, entao ele esfria e fica mais pesado e desce e assim sucessivamente, isso faz com que as placas que estao acima se desloque.
se eu tiver cometido algum equivoco me corrijam :P
Paracelso
17-05-2010, 01:35 AM
o conhecimento que tenho sobre placas tectonicas é de nivel de segundo grau, sei que o fator responsavel pela separação dos continentes foi devido ao movimento "circular" da parte fluida do manto pelo qual as flacas ficam "boiando"... esse movimento se dá devido a mudança de temperatura e pressao entre a parte mais externa e a mais interna desse manto, quando o magma chega ao fundo ele esquenta e fica mais leve e depois sobe, entao ele esfria e fica mais pesado e desce e assim sucessivamente, isso faz com que as placas que estao acima se desloque.
se eu tiver cometido algum equivoco me corrijam :P
Ta certo, correntes de convecção...
É que agora também não lembro muito, mas também tem a parte da expansão do fundo oceânico e tudo mais....
CCV_Rugopix
17-05-2010, 01:45 AM
paracelso, eu fiquei muito na duvida quando voce citou sobre a uniao dos continentes ser um ciclo, mas fiquei aqui um tempo pensando muito e estou comecando a entender e acreditar que isso é muito possivel. fiquei na duvida por nunca ter lido/ouvido nada a respeito disso
gostaria que vc falasse mais sobre :P
CCV_ExWYD
17-05-2010, 07:50 AM
Paracelso me interessei sobre esse assunto. Tem como você postar mais informações sobre esse assunto?
Eu gosto muito desses assuntos e é legal ler sobre esses assuntos aqui no CCV. No meu curso na parte de meio ambiente falou um pouco sobre isso mas falou pouco mesmo, de resto foi mais sobre o clima e sobre poluições. =/
CCV_Jh0n
17-05-2010, 09:41 AM
Enfim um tópico totalmente produtivo no CQM.
Li palavra por palavra!
Estou desapontado por meu curso não abordar tanto a área da GEOFÍSICA, só ''vejo'' partículas e partículas já está ficando um pouco chato!
Queria ver o limite sendo alcançado o centro do planeta, até agora só conseguiram chegar a 11034 metros.
O homem chegou à Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do oceano, apenas uma vez, em 1.960, quando o submarino Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 11.034 metros de profundidade, levando os mergulhadores Don Walsh e Jacques Piccard. Em 1.995, o mesmo ponto foi atingido pelo submarino-robô japonês Kaiko, que recentemente foi perdido durante uma tempestade.
O interesse de exploração dos pesquisadores(maioria), estão mais em explorar fora do planeta do que no próprio planeta!
E se ocorrer um novo Pangea creio que isso demoraria tanto porque é um processo lento... Nossa geração não chegaria a observar tal fato!
CCV_Solid
17-05-2010, 12:27 PM
e os continentes tendem cada vez mais a se afastar. eles se afastam 1cm por ano, daqui milhoes de anos a América do sul provavelmente vai encosta ná ásia pelo pacifico =]
Paracelso
17-05-2010, 09:14 PM
paracelso, eu fiquei muito na duvida quando voce citou sobre a uniao dos continentes ser um ciclo, mas fiquei aqui um tempo pensando muito e estou comecando a entender e acreditar que isso é muito possivel. fiquei na duvida por nunca ter lido/ouvido nada a respeito disso
gostaria que vc falasse mais sobre :P
Normal que você nunca tenha ouvido sobre esses ciclos, geralmente ninguem fala isso no ensino médio, ficando mais para matérias que envolvem a graduação.
Isso que é foda nas escolas de ensino fundamental e médio, o ensino compartimentado. Os professores não ensinam os alunos á relacionar as matérias.....
A respeito do ciclos, claro que é possível...
Já é comprovado até, a cada 300 milhões de anos ocorre esse ciclo (chamado de superciclo, ou ciclos de wilson) de junção dos continentes e separação dos mesmos.
Vou tentar explicar de uma maneira bem "superficial".
Tem um momento de supercontinente e tudo mais, e a terra está com bastante energia acumulada, até uma hora que ela começa a "extravasar" essa energia, em forma de vulcanismo.
O vulcanismo faz com que as placas mesôoceanicas se expandem, separando os continentes e tudo mais. Até que chega um ponto que "acaba" esse energia, as atividadas vulcanicas vao diminuindo, os continentes param de se afastar, começam a se juntar até formar um novo supercontinente.
Dai começa a acumular a energia denovo e começa tudo denvo (estou resumindo bem porcamente o que acontece)......
O nome dos 3 supercontinentes são: Rodinia, Pannotia e Pangea...
Esses ciclos também estão relacionados com os periodos de glaciação e efeito estufa na terra (junção dos continentes = menos vulcanismo, mudança das correntes marinhas e blablabla, causando um pediodo de glacioção da terra. Separação dos continentes = maior atividade vulcânica, mudanças das correntes marinhas, menor expessura dos continentes blablabla causando um efeito estufa na terra).
Tem mais outro ciclos envolvendo a inclinação do eixo da terra, variação da orbita e outro la que eu esqueci.
Se você ver, tudo está correlacionado, uma coisa gera a outra e assim vai (gerando o tal do ciclo).
Estranho né mais estamos entrando num periodo de junção dos continentes, caminhando para um momento de glaciação terrestre e pelo que a mídia da entender, estamos vivendo momento de efeito estufa e tudo mais.
Miau, é isso ai.
Fica ai meu wall'o text.