PDA

Ver Versão Completa : ApocalyPS3: o dia em que o PlayStation 3 parou

CCV_Boroka
02-03-2010, 12:12 PM
http://img.terra.com.br/i/2010/03/01/1461514-3147-cp.jpg

Na manhã dessa segunda-feira (1), quando a primeira unidade do sistema de jogos eletrônicos PlayStation 3 (console PS3), da Sony, deveria registrar no calendário a passagem do dia 28 de fevereiro para dia 1º de março de 2010, mais de 24 milhões de proprietários do PS3 em todo o mundo estavam condenados ao que o blog VG247 batizou de ApocalyPS3 ("em português", apocaliPS3), fazendo um jogo entre a palavra apocalipse e a sigla PS3.

Consoles PS3 em todos os continentes passaram a sofrer um tipo de pane geral. Travaram, paravam de funcionar, não rodavam todos os jogos e a fabricante Sony, temerosa, chegou a recomendar que os usuários deixassem seus PS3 desligados - até que a companhia tivesse uma solução.

Inicialmente achava-se que era um erro da PlayStation Network (PSN), rede social da linha de consoles PlayStation. Depois, descobriu-se a falha no relógio interno do PS3. O aparelho achava que 2010 era um ano bissexto e que ontem, dia 1º de março, era 29 de fevereiro.

Essa confusão de datas ocasionou o erro identificado com o código "8001050F", que travava o PS3 e reiniciava o calendário em 31 de dezembro de 1999 (nos EUA) ou 1º de janeiro de 2000 (no restante do mundo).

"Identificamos o problema causado por um defeito na funcionalidade do relógio", explicou a fabricante Sony.

Um erro pequeno, um estrago enorme.

A pane pode ter atingido mais de 24 milhões de consoles PS3 em todo o mundo - número de aparelhos fabricados até julho de 2009, segundo dados da própria Sony.

Apenas os atuais modelos PS3 Slim não sofreram nada. O relógio deles estava OK. Enquanto todos os antigos modelos (conhecidos como "fat" ou "Phat") e consoles "debug" - feitos para desenvolvedores e imprensa para rodar títulos em produção - foram afetados pelo erro.

Havia o receio da perda de dados (fossem gravados em disco ou em rede) e os jogadores temiam ver apagados seus progressos de jogos (chamados "saves"), os próprios jogos (fossem inteiros, expansões ou demonstrações) e, principalmente, os troféus - uma espécie de premiação dada aos usuários por méritos alcançados nos jogos.

Mas ainda ontem (bem tarde), começaram a rolar os primeiros relatos de que os consoles PS3 estavam voltando ao normal. A medida que se destravavam os aparelhos PS3, jogadores de todo mundo postavam em fóruns especializados.

Aparentemente, nenhum dado foi perdido.

E a fabricante Sony veio a público dizer que o problema estava solucionado. Patrick Seybold, porta-voz da companhia, postou ainda ontem à noite, dia 1º de março de 2010 (que não é ano bissexto), a seguinte nota (na íntegra):

NOTA OFICIAL DA SONY

Restaurado serviço PlayStation Network

Estamos cientes que a funcionalidade do relógio interno em unidades do PS3, exceto nos modelos PS3 Slim, reconheciam o ano de 2010 como bissexto. Trocando a data do relógio interno de 29 de fevereiro para 1º de março, verificamos que os sistemas agora estão resolvidos e que os usuários podem normalmente usar seus PS3.

Se a hora exibida na (barra de menu XrossMediaBar) XMB permanecer incorreta, os usuários podem ajustar o tempo (horário e data) manualmente ou via internet. Se tivermos novas informações, vamos passar as atualizações por meio do (site) PlayStation.Blog ou PlayStation.com.

Pedimos desculpas por toda a inconveniência que isso possa ter causado.

PS: Eu ri agora sahusahu

Como que uma empresa como a Sony pode deixar acontecer um errinho tão bosta igual a esse ¬¬

CCV_Sharpest
02-03-2010, 12:19 PM
.. que um console do porte do PS3, tenha dado um errinho tão besta :meioassim:
Travar aproximadente 24 milhões de consoles por causa de data é foda :huh:
Se eu tivesse um e travasse por causa de data, eu ficaria muito, muito puto :D

CCV_Darkdija
02-03-2010, 12:25 PM
puts...como a sony deixou passar uma dessas? oO'

Ev1L
02-03-2010, 01:01 PM
Tenso uns par de colega meu se fudeo com isso -Q

TAUROS
02-03-2010, 01:09 PM
podemos concluir que ninguem e perfeiro auhauahuahauah

cabuloso!

CCV_BasketE
02-03-2010, 01:10 PM
a pergunta é, como eu erro tão bosta desses passa? qualquer um que programa sabe deixar os campos 'date' claros: bem identados e, obivamente, Lembrando os anos bissextos. kkkkkkk xbox ftw!

Felipe_
02-03-2010, 01:11 PM
Por isso que eu sou mais o meu PC. :)

CCV_SkrilleX
02-03-2010, 01:16 PM
Nossa. Completamente tenso.

24 Milhões ? PS3 Vai Fali kkk

Parabens pelo topico

Dark_SkuLL
02-03-2010, 01:25 PM
Epic Fail....

Como a Sony da uma dessa ?!!?!?

Morte
02-03-2010, 03:07 PM
Epic Fail....

Como a Sony da uma dessa ?!!?!?

EPIC FAIL MEMOOO!!!!Confundi coisa de ano bissexto...Um errinho tao tosco,fudeu mais ou menos 24 milhoes de consoles por ai...AUUAHHUAHUAHUA Essa foi pra ri 4EVER :D

CCV_SylarBoon
02-03-2010, 03:33 PM
Mais um dia teria visto de perto esse erro :P
é tanta coisa que o minimos detalhes ficam esquecidos.. -1 ponto pra sony! :P
quem me garante que não esqueceram mais nada ? elaia!

CCV_CyberF0X
02-03-2010, 04:01 PM
Eu nem joguei ps3 nesse dia rsrsrs então escapei do bug? XD

mas são os mínimos detalhes q fazem a coisa funcionar, se não ele para igual aconteceu xD

CCV_Frenzy
02-03-2010, 04:16 PM
... oaksoas q Tosco, os kra ponha 2010 coomo bixesto? kk

Time Wins kkkkk

quem disse q o TEMPO nao Pode TUDO? kkkkkkkkkkkkkkkkkk, até a SONY ele parou

CCV_ExWYD
02-03-2010, 04:50 PM
LoL eu sonhei com isso semana passada. :O

Eu previ o futuro. :O

Sonhei com um terromoto na china tambem. ;x

CCV_Boroka
02-03-2010, 05:23 PM
Pois eh, o Wii jah deu pau, o Xbox jah deu pau. Agora foi a vez da Sony =P

ExWYD o profeta shauhsau

CCV_Tiinfica
02-03-2010, 09:03 PM
mas isso era de lei para acontecer Oo

CCV_G-Zuz
03-03-2010, 07:26 PM
Ja "corrigiram".
Bom, quase isso. O bug foi ocasionado pela troca dos meses de fevereiro pra março, e quem tem console antigo, a data foi pra 29/02/99, mas foi só passar pro dia 02 (Ontem) que o ps3 se "auto-corrigiu".
Não foi nada, ninguém perdeu nada, apenas os nerds mongolóides de 300 quilos ficaram chorando por deixar de jogar um dia :D

TAUROS
05-03-2010, 12:17 PM
Por isso que eu sou mais o meu PC. :)

concordo auhauhauhauauaha

pc na veia!

mkone
26-06-2010, 07:52 PM
ainda bem que nesse dia eu n joguei uHEUHEuHE
se acontecesse isso em um dia que eu estivesse mto afim de joga eu ia fika puto, como alguns 24 milhoes de pessoas uHEuHEuHEuHEuHEuHEuHEu