PDA

Ver Versão Completa : Projeto OLPC quer acabar de vez com o caderno

Cd_Raum
24-12-2009, 10:20 PM
http://img15.imageshack.us/img15/6673/olpclogorgb.jpg

O projeto OLPC (One Laptop per children) quer acabar de vez com os cadernos. Pelo menos é isso que aparenta a quem gosta de tecnologia e pensa alto.

OLPC, sigla em inglês de One Laptop Per Children (um laptop por criança) pensou grande quando resolveu fazer o laptop de $100, um computador portátil com baixas configurações que, em tese, serviria para acabar com a desigualdade quanto ao conhecimento sobre a informática que acontece no mundo. Eles pretendiam que todos os governos de países emergentes - como o Brasil - adotassem seu laptop voltado a alunos de escolas carentes, praticando esse valor baixíssimo para, claro, aquisições gigantescas do produto. Não colou muito bem no Brasil. Apenas agora, a um tempo atrás, os computadores finalmente passaram a barreira alfandegária que os proibia de entrar no país.

Mas nosso assunto de hoje não é sobre o Brasil e como nosso governo é desestruturado ou a falta de competência quando o assunto é tecnologia, mas sim sobre o OLPC. Mal criaram o OLPC XO-1, o pessoal da equipe de desenvolvimento pensa agora em ir muito mais longe, mas mantendo a característica de fabricar computadores baratos.

http://img190.imageshack.us/img190/5914/olpc3.jpg

O XO-3, mais novo conceito da OLPC, pretende quebrar barreiras quando o assunto são computadores pequenos. O "tablet" da OLPC será extremamente pequeno, medindo 21,50 x 30 cm, totalmente touchscreen com 800mhz de processador, o que eles chamam de "Ipod Touch gigante". O preço? Pasmem, esperam distribuir o tablet por apenas $75! Isso devido a baixa dos preços nos materiais envolvidos na montagem do produto final. Claro, um projeto desse só seria viável no futuro, e eles pretendem anunciar o "pequeno gigante" em 2010 oficialmente, com início de comercialização somente em 2012, isso se correr tudo bem.

Antes, porém, há 2 novas versões planejadas, o XO-1.5 (que tem sua oficialização em janeiro de 2010) e sua versão upgrandeada, o XO-1.75 que sairia por $200, mas teria 2 telas, ambas touch, em um formato que lembraria um livro. O responsável por todos os projetos, conceitos e parcerias é Nicholas Negroponte, um dos fundadores da Media Lab que fica no MIT, Massachussets Institute of Technology.

Nos resta aguardar pelo dia em que poderemos ver nossas crianças usando tais computadores. Ainda que com baixa configuração, é um projeto genial que tem tudo para dar certo, ainda que esbarrando em diversas barreiras econômicas. Ao menos aqui, no Brasil, podemos ter a certeza de que isso não chega tão cedo em todas as escolas do país. Quem dera suas atualizações.

Fonte: Engadget (http://www.engadget.com/2009/12/22/olpc-shows-off-absurdly-thin-xo-3-concept-tablet-for-2012/)

Sepultura
24-12-2009, 11:29 PM
75$?

75$+IPI+Outros impostos+Mais impostos+Só mais um emposto+Imposto IPLUGHASD = 1.500R$

não vai dar certo no Brasil nunca mesmo.

Cd_Raum
24-12-2009, 11:35 PM
75$?

75$+IPI+Outros impostos+Mais impostos+Só mais um emposto+Imposto IPLUGHASD = 1.500R$

não vai dar certo no Brasil nunca mesmo.
ahiuehauiehuiaeuiaeu rialto dos impostos, mas na verdade esse troço é voltado a escolas e não a usuários comuns saca? Pra adquiri-los vc compra um pacote com 1000 por exemplo, dae esse preço. E, de fato, isso existe. Mesmo com os impostos e tudo mais, mesmo que não chege no Brasil por 150 reais cada unidade, mas comprando de lotes assim fica muito mais barato. No site da OLPC (http://laptop.org/en/) , para se ter uma idéia, é possível doar um XO-1 por 199,90 dólares por unidade. Detalhe que o troço vai, supostamente, a uma criança random no planeta.

CCV_Tarok
24-12-2009, 11:41 PM
ahiuehauiehuiaeuiaeu rialto dos impostos, mas na verdade esse troço é voltado a escolas e não a usuários comuns saca? Pra adquiri-los vc compra um pacote com 1000 por exemplo, dae esse preço. E, de fato, isso existe. Mesmo com os impostos e tudo mais, mesmo que não chege no Brasil por 150 reais cada unidade, mas comprando de lotes assim fica muito mais barato. No site da OLPC (http://laptop.org/en/) , para se ter uma idéia, é possível doar um XO-1 por 199,90 dólares por unidade. Detalhe que o troço vai, supostamente, a uma criança random no planeta.

Quem sabe nao vem pra mim, já que é random... :P

Cd_Raum
24-12-2009, 11:51 PM
Quem sabe nao vem pra mim, já que é random... :P
aheuiahueiahuie putz, random q digo é entre os cadastrados no programa, tipo escolinhas publicas de baixa renda. E o que você iria querer com um lap de 400 mhz (o XO-1) se nem msn deve dar pra abrir direito, heim sr. carente? uiaehuiaehuiaehu

Morte
25-12-2009, 10:39 AM
Se nem roda msn direito intao vai se fu...Tipow eu acho que se vim pro meu colegio os nego vai proibi a conexão...Fods =/

CCV_Tarok
25-12-2009, 10:51 AM
Eu to ligado o esquema do Random aeiuhaehaeiuae

Mas velho, ia ser mto melhor que caderno, agora que é ferias minha letra volta uma po**a total, nem eu entendo ela de tao feia...

E ainda que no PC eu digito rapido pacas, ia ser mt melhor...

Ao inves de material podiam fazer isso de comprar Notebook, nem que fosse um melhorzin que esse :S