Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda com Programação em linguagem C

Ergo
16-10-2009, 12:47 PM
Ae galera, sou novo aqui!

Ouvi falar muito bem deste fórum, que o pessoal por aqui é bem parceria.

Seguinte, eu preciso de uma ajuda com programação em linguagem C.

Eu tenho que fazer um trabalho da faculdade (para entregar hoje) e tenho uma dificuldade extrema com programação (não sei por que tem essa disciplina para o meu curso).

Alguém poderia me dar uma ajuda para montar um programa?

Eis o alien:

"A prefeitura de uma cidade fez uma pesquisa entre os seus habitantes, coletando dados sobre o salário e número de filhos. Faça um procedimento que leia esses dados para um número não determinado de pessoas e retorne a média de salário da população, a média do número de filhos, o maior salário e o percentual de pessoas com salário até R$1550,00."

É preciso utilizar um modelo semelhante à esse:

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
char conceito_aluno (float media)
{
if(0<=media && media<=4.9)
return 'D';
else if(5<=media && media<=6.9)
return 'C';
else if(7<=media && media<=8.9)
return 'B';
else if(9<=media && media<=10)
return 'A';
else
return '#';
}
void main ()
{
float media=0; int a;
for(a=1; a<=7; ++a)
{
printf("Insira a media %d: \n\n", a);
scanf("%f",&media);
printf("\nO conceito gerado para a media %.1f eh: %c\n\n\n", media, conceito_aluno (media));
}
getch ();
}

Se alguém puder me ajudar serei muito grato!

(;

CCV_Cromus
16-10-2009, 03:34 PM
Ninguem vai ajudar o cara? 0o

CCV_Frenzy
16-10-2009, 06:56 PM
so O Healbra.. que entende mais que a galera aqui.. eu sei um tiquim.. mas pra isso ai tbm eh Alien

Ergo
16-10-2009, 11:27 PM
Valeu mesmo assim cara (;

Agora já terminou o prazo de entrega, espero que não me façam falta esses pontos.

CCV_SylarBoon
17-10-2009, 12:25 AM
Fácil.. mas tem que usar esse esquema ? não pode fazer um melhor ?
Da pra usar a procedure e um loop, While, usa um variavel pra contar a quantidade de pessoas depois dividir pelo total.. oO

fácil cara.. basta ter paciencia e pensar um pouco :D
Se ainda quiser sabe como é manda ae :D

Ergo
17-10-2009, 12:46 AM
Opa, troquei uma ideia com a professora hoje na aula.

Ela disse que não precisa seguir o mesmo modelo, usando funções.

Pode ser feito com o while mesmo, aí faz ele ficar dando o loop, e digita-se um valor negativo pra sair do programa e gerar o resultado.

Se puder me ajudar, quero sim, ai eu uso para estudar para a prova. (;

CCV_SylarBoon
17-10-2009, 12:53 AM
Ok, vou bolar aqui e mando o código aqui valeu ?
Abraço! (:

Ergo
17-10-2009, 01:01 AM
Certo, valeu (;

CCV_HEALbra
17-10-2009, 07:13 PM
ainda eh pra fazer??

desculpa pela demora..quase nao entro mais aqui no forum pq tou com tempo corrido!!

qd for assim pede pra alguém me chamar no msn q eu ajudo no q eu puder e conseguir!!

rugo, sonic, pinto, apoca, bruna, bigo, portela, kusa, caio, ket, angel, rafa e galera do mal tem meu msn!!

@cromus se for pra vc vir aqui falar desse jeito melhor ficar quietinho e calado no seu canto!!

CCV_Cromus
17-10-2009, 09:46 PM
mamão, só falei aquilo porque conheço o cara.. se mata man!
Eu que convidei ele pro forum.. só queria dar uma agilizada, até porque se eu entendesse algo, eu ajudaria.
não sofra de véspera.

fikdik.

CCV_HEALbra
17-10-2009, 10:58 PM
o q tem haver vc fazer conhecer o cara e fazer um flood imbecil aqui?w
:D

mas podem fechar o tópico!! ajudei o cara via msn!!
o/

#include <stdio.h>

void main ()
{
//Declarando as variáveis
int variavelAuxiliar, qtdeDeSalariosPercentuais, totalDePessoas;
float salario, maiorSalario, percentualDeSalario, numeroDeFilhos;

//setando as variáveis
numeroDeFilhos = 0;
salario = 0;
variavelAuxiliar = 0;
maiorSalario = 0;
percentualDeSalario = 0;
qtdeDeSalariosPercentuais = 0;
totalDePessoas = 0;

//Primeira pergunta
printf("Insira a Quantidade de Filhos ou -1 para calcular: ");
scanf("%d",&variavelAuxiliar);

//Loop
while(variavelAuxiliar != -1)
{
//Calculando a média de número de filhos
if(numeroDeFilhos != 0)
numeroDeFilhos = (numeroDeFilhos+variavelAuxiliar)/2;
else
numeroDeFilhos = variavelAuxiliar;

//Lendo o salário
printf("\nInsira o Salário: ");

//Calculando a média de salário da população
if(salario != 0)
salario = (salario+variavelAuxiliar)/2;
else
salario = variavelAuxiliar;

//Verificando o maior salário
if(variavelAuxiliar > maiorSalario)
maiorSalario = variavelAuxiliar;

//Calculando o percentual de salário até 1550
if(variavelAuxiliar <= 1550)
qtdeDeSalariosPercentuais++;

//Incrementando o total de pessoas para fazer o cálculo do percentual
totalDePessoas++;

//Lendo o próximo dado..
printf("\nInsira a Quantidade de Filhos ou -1 para calcular: ");
}

//Fim do laço
//Calculando a média de pessoas
percentualDeSalario = qtdeDeSalariosPercentuais*100/totalDePessoas;

//Mostrando o resultado
printf("\n\nMédia de salário da população: %f", salario);
printf("\n\nMédia do número de filhos: %f", numeroDeFilhos);
printf("\n\nMaior salário: %f", maiorSalario);
printf("\n\nPercentual de pessoas com salário até R$1550,00: %f", percentualDeSalario);

getch ();
}

CCV_Cromus
17-10-2009, 11:22 PM
Eu só fiz dar um 'UP' no topico dele, mamão. Se tem algum flooder aqui, esse alguem não sou eu. ;)

Ergo
19-10-2009, 02:48 AM
Tentei postar meus agradecimentos ontem aqui, mas por algum motivo não consegui, então faço agora.

Valeu a todos que me ajudaram de alguma maneira, em especial ao Cromus que me indicou o fórum e ao HEALbra que me salvou, ou salvou pelo menos alguns pontos da minha média nessa disciplina, já que a professora resolveu adiar a data de entrega do trabalho.

CCV_SylarBoon
19-10-2009, 03:46 AM
Valeu meu querido, desculpa não ter postado a tempo.. to meio corrido aqui, juro que ia postar..
Mas se precisar de algo novamente é só postar ok ?
Já que o helbra já postou..
Fuis. (:

Abraço!

Ergo
02-11-2009, 02:59 PM
Sem problemas, Sylar (;

Eis que me surge outro trabalho, muito mais complicado que o anterior.

Um colega meu dessa disciplina, que é do curso de Ciências da Computação, me falou que ficou com pena do pessoal quando a professora passou este trabalho. Pois ele tem uma boa experiência com programação já.

Se alguém puder me ajudar, peço para que me adicione no MSN, ou deixe seu contato aqui para eu adicionar. Pois o trabalho tem duas páginas, e ficaria meio ruim eu passá-lo todo aqui pelo fórum.

Grato pela atenção desde já!

PS: tô desesperado :mellow:

CCV_SylarBoon
02-11-2009, 03:08 PM
Mande o enunciado :D

Ergo
02-11-2009, 03:34 PM
Ok, então vou mandar por aqui :p

Eis o trabalho:

Diz a lenda que a origem dos cartões de crédito ocorreu por conta de um grupo de amigos que se reuniam com certa freqüência para jantar. Na hora de pagar as contas havia muita confusão. Por isto, resolveram criar um clube que manteria os registros dos gastos de cada participante em cada restaurante em que jantavam. Estava criado o “Diners Club”.

Antigamente, tudo era registrado à mão em um caderninho. Mas agora, com a ajuda da informática tudo ficou mais fácil, então contrataram vocês para desenvolverem um programa para controlar os gastos deste grupo de quinze pessoas. Para facilitar as coisas, vamos controlar os gastos de apenas um restaurante: o Jonhson’s Steak House.

O sistema deverá armazenar o histórico de consumo de cada cliente. A cada nova compra, o sistema deve armazenar qual cliente, qual a data e qual o valor gasto naquela noite. Por exemplo: o cliente 8 janta no dia 04/09/2006 e gasta $ 46,20. Para as data deverá ser armazenado o dia, o mês e o ano.

Cada cliente recebeu um código numérico e iniciou a sua conta zerada. A cada compra a pessoa informa o seu código. O caixa, então, digita no sistema este código e o valor devido naquela noite. O sistema atualiza o saldo daquele cliente.

O sistema deverá também levar em conta que o cliente pode realizar um pagamento, portanto deve-se diferenciar consumos de pagamentos ao acrescentar um item ao histórico. De tempos em tempos, alguns clientes (que não gostam de ficar devendo), depositam uma certa quantia em suas contas, de forma a cobrir tudo ou parte do valor devido, ou – ainda – ficar com um crédito no restaurante (para não precisar pagar na
próxima vez).

No dia da cobrança, o gerente do restaurante solicita ao sistema a listagem de cada cliente juntamente com o saldo de cada um. O sistema apresenta a listagem e o valor final que o restaurante tem a receber dos componentes do clube (note que o restaurante pode até mesmo ficar devendo para os componentes do clube, se a maioria estiver com crédito na casa).

O sistema também permite consultar o código e o valor da pessoa que mais deve do clube, caso tenha que fazer alguma cobrança urgente.

Crie um menu para o sistema, tal que apresente as opções que o sistema oferece ao caixa e ao gerente:

1 - Registrar venda
2 - Registrar pagamento
3 - Exibir o histórico de um cliente
4 - Exibir o histórico geral do restaurante
5 - Exibir o nome do cliente que mais deve no restaurante
6 - Exibir a média de gastos por jantar de um cliente
7 - Exibir a média de gastos por jantar de todos os clientes
8 - Exibir os pagamentos realizados por um cliente e o total destes pagamentos.
9 - O dia do mês (1-31) que vende mais ($)

Dicas:

* Use um vetor de structs para armazenar as informações.
* Use #define
* Use uma struct dentro de outra struct para armazenar as datas.

Observações:
* leia o problema atentamente e procure identificar as estruturas de dados necessárias para solucionar o problema e as funções que este programa deve realizar para manipular estas estruturas de dados;
* implemente cada uma das funções em módulos (rotinas). Ao início de cada módulo, coloque entre comentários a funcionalidade do módulo;
* o trabalho será avaliado pela corretude (funciona/não funciona), modularidade (uso de funções), correta utilização das estruturas de dados e controles de execução, comentário do programa;

A data de entrega do trabalho é sexta-feira (06/11/09).

Agradeço muito se puder me ajudar!

CCV_Cromus
02-11-2009, 08:15 PM
Ai eric, fez tanta questao em ajudar, tá ai mais um ^^

Ergo
03-11-2009, 12:31 AM
Me ajudem, por favor. ;(

PS: não quero parecer chato, mas é que tô desesperado mesmo.

CCV_HEALbra
04-11-2009, 09:10 PM
bug abuser tem moral pra vir aqui falar merda? lol @voltando ao tópico... já falei com o ergo..se até sexta eu conseguir desafogar eu ajudo ele!! ^^ fora q já passei o caminho das pedras!