Conectar

Ver Versão Completa : torrent!!

CCV_HEALbra
11-02-2008, 11:00 AM
aew galera..eu queria saber como criar um servidor torrent..para fornecimento de trackers...e esses assuntos..

sobre tb alguns servers trackers..pq eu nao consegui achar nenhum...alias..tenho um mas nao consigo usar...

alguem poderia explicar??

CCV_Demmony
11-02-2008, 11:19 AM
Achei esse tuto na net espero que te ajude ai !!!

Atenção Este Tutorial Se Encontra Decreptado (Ultrapassado), Alguns Conceitos Ainda São Válidos Mas, Em Geral a Coisa é Bem Mais Simples Nos Dias De Hoje.

Dica: Procurem sobre, pelo µtorrent (Cliente Bittorrent) Nele existe a opção Create Torrent, que é muito simples. As demais informações sobre Tracker ainda são válidas mas agora recomendo o PirateBay e o Mininova, infelizmente o SuprNova.org não existe mais. Outra informação interessante para quem está começando nesse mundo dos Torrents é o DHT (Sistema que permite a distribuição sem a necessidade dos trackers).

No mais, boa sorte e obrigado pela visita!

Bem, hoje em virtude da minha falta do que fazer, resolvi colocar a mão na massa e escrever um pouco de texto instrutivo :)

A seguir vou colocar uma descrição dos passos para se criar e publicar um arquivo .torrent com o MakeTorrent, futuramente pretendo colocar um tutorial sobre o mesmo assunto mais voltado para usuários
Linux.

OBS: O texto a seguir é uma tradução livre da documentação doBNBT EasyTracker (um tracker para um Windows que irei comentar em um tutorial futuro) Algumas observações extras são por minha conta.

Como Criar um Torrent

1. Nota sobre arquivos comprimidos

Se você está planejando criar um torrent de algo que está compactado (como um arquivo .ZIP ou .RAR), é sempre melhor descompactar estes arquivos para criar o arquivo .torrent. A maioria dos usuários de arquivos torrent possuem conexão de banda larga, e alguns MB não farão tanta diferença. Depois de baixar arquivos compactados, as pessoas geralmente extraem o conteúdo e apaga os arquivos originais. Se você criar arquivos torrents que contenham arquivos ZIP, RAR ou outra compactação, saiba que este torrent não será bem compartilhado (ou recompartilhado), pelo fato já supracitado. Também porque no sistema de verificação de hash do BitTorrent não é necessário dividir grandes arquivos em vários menores compactados em RAR como é comum na transferências de arquivos via IRC.

OBS: Essa é uma observação minha: Compartilhar arquivos em BitTorrent compactados pode prejudicar a liberdade no sentido de poder escolher o que realmente se deseja baixar, por exemplo: Se eu for pegar um álbum de música com várias trilhas de áudio e o mesmo está compactado em RAR ou ZIP eu terei que pegar todos os arquivos compactados para posteriormente descompactar e ouvir apenas as músicas que desejo, porém, se o album estiver apenas transformado em .torrent com as faixas de áudio sem nenhuma compactação, isto permitirá ao cliente BitTorrent a selecionar os arquivos a baixar dentro daquele .torrent, este recurso não se aplica a todos os clientes mais alguns deles permitem este tipo de seleção ex: BitComet e Azureus. Desta forma, apenas os arquivos, que te interessam realmente poderão ser baixados.

2. Permissão de Uso no Tracker

Por favor, tenha certeza que você tem permissão de uso em um tracker qualquer, antes de criar um torrent usando esta ou aquela URL de Announce de determinado tracker.

OBS: Mais uma minha: Eu sugiro para início um tracker de fácil acesso, ex: RadioFusion Tracker pois ele possui um cadastro rápido gratuito e seu torrent entra na lista de disponíveis automaticamente, diferentemente de outros onde ele fica aguardando aprovação.

Após finalizar o seu .torrent, faça o upload para o tracker que você se cadastrou, a partir dai você poderá disponibilizar o seu .torrent onde mais desejar.

3. Criando Um Torrent Para Um Único Arquivo

Existem vários aplicativos disponíveis para a creação de arquivos torrent. Alguns Clientes de Bittorrent (ex: BitComet, Azureus) possuem seus próprios criadores de arquivos torrent, entre tanto o criador de torrents mais rico em características é o MakeTorrent.

[ Download MakeTorrent Agora! ]

OBS: O Criador de .torrent do Bitcomet também é muito bom e extremamente simples de se usar.

Se deseja criar um torrent para apenas um arquivo, siga os passos seguintes: [ Abrir Screenshot ]

a. Abra o MakeTorrent

Se você o configurou devidamente ele irá baixar uma lista atualizada de trackers populares automaticamente. É bem provável que você tenha que especificar manualmente o seu tracker.

b. Mude Para o Modo Clássico. (É o mais simples de usar.)

c. Clique no botão (file).

d. Procure e selecione o arquivo que você deseja criar o torrent.

e. Entre a URL de Announce do tracker que você vai usar ou selecione algum da lista.

Sua URL Announce do tracker é a URL do seu tracker (incluindo a o número da porta) mais /announce.

ex: http://tracker.radiofusion.org:85/announce

NOTA: Não exite uma barra invertida “/” após /announce; announce não é um diretório. Para mais informações, por favor, veja o tópico sobre Announce URL nesta documentação.

f. Adicione um comentário detalhado sobre o arquivo. A maioria dos Trackers ex:BNBT serão capazes de exibir este comentário quando os usuários visualizarem a página de status do torrent.

g. O Piece Size (Tamanho da Parte) deve ser deixado em Auto. Eu tenho sabido de torrents corrompidos quando usuários modificam este valor incorretamente.

h. Clique no botão Create .torrent now!.

Uma caixa de dialogo irá surgir para você definir um nome de arquivo e um local pra salvar o arquivo. Se você não alterar nada, o nome do arquivo torrent será o mesmo do arquivo original e o torrent será salvo no mesmo diretório.

i. Clique Save

A tabela hash da arquivo será então gerada. O tempo para se obter o hash do arquivo vai depender do tamanho do arquivo que está sendo transformado em .torrent.

j. Clique Finished quando o hash do arquivo estiver concluído.

k. Agora faça o Upload para o tracker que você usou (no meu exemplo usei o RadioFusion) e compartilhe (Seed) o seu arquivo torrent.

Se você só vai criar torrents para arquivos simples, pode parar por aqui. Você conseguiu! e seu arquivo já está disponível para todos, más lembre-se de manter o seu cliente BitTorrent aberto com o arquivo. Se quiser saber como criar para vários arquivos leia a próxima página do tutorial, o processo é praticamente o mesmo.

4. Criando o Torrent Para Mais de Um Arquivo
Se você deseja criar um torrent para um conjunto de arquivos, o passos a seguir devem ser the seguidos: [ Abrir Screenshot ]

a. Organize os arquivos e os diretórios que você deseja transformar em torrent eles devem estar todos dentro de um único diretório. Este diretório deve ter um nome descritivo amigável.

b. Abra o MakeTorrent

Se você o configurou devidamente ele irá baixar uma lista atualizada de trackers populares automaticamente. É bem provável que você tenha que especificar manualmente o seu tracker.

c. Mude Para o Modo Clássico. (É o mais simples de usar.)

d. Clique no botão (dir).

e. Procure e selecione o arquivo que você deseja criar o torrent.

f. Entre a URL de Announce do tracker que você vai usar ou selecione algum da lista.

Sua Tracker´s Announce URL é a URL do seu tracker (incluindo a o número da porta) mais /announce. ex:

http://tracker.radiofusion.org:85/announce

NOTA: Não exite uma barra invertida “/” após /announce; announce não é um diretório. Para mais informações, por favor veja o tópico sobre Announce URL nesta documentação.

g. Adicione um comentário detalhado sobre o arquivo. A maioria dos Trackers ex:BNBT serão capazes de exibir este comentário quando os usuários visualizarem a página de status do torrent.

h. The Piece Size should be left on Auto. I have known corrupted torrents to be created when users have modified this value incorrectly.

i. Clique no botão Create .torrent now!.

Uma caixa de dialogo irá surgir para você definir um nome de arquivo e um local pra salvar o arquivo. Se você não alterar nada, o nome do arquivo torrent será o mesmo do arquivo original e o torrent será salvo no mesmo diretório.

j. Clique Save

A tabela hash de cada arquivo será então gerada. O tempo para se obter o hash dos arquivos vai depender do tamanho do mesmo que estão sendo transformado em .torrent.

k. Clique Finished quando o hash do arquivo estiver concluído.

l. Agora faça o Upload para o tracker que você usou (no meu exemplo usei o RadioFusion) e compartilhe (Seed) o seu arquivo torrent.

Bem chegamos ao fim do tutoral, lembrando mais uma vez que ele é mais uma tradução que um texto de minha autoria, espero que tenham gostado e que ele ajude a todos.
Obrigado e até o próximo tutorial ou ao meu 1º Podcasting quem sabe… :)!

N+
11-02-2008, 11:24 AM
que tuto grande, alguem ja testou? O.o
pq ali diz que ta ultrapassado
xD

CCV_Demmony
11-02-2008, 11:37 AM
Outro , agora esse atualizado:

Tutorial:
Criando Torrent pelo BitComet

rimeiro vocês devem baixar a versão 0.62 BitComet 0.62

Bom irei ensinar de duas maneiras de criar um torrent pelo BitComet:

1ª Criando um torrent comum sem cometários e links.

1ª Maneira:

Você está com o BitComet aberto ai você clica no botão "Criar":

http://img154.imageshack.us/img154/3375/017xf.jpg

Após clicar irá aparecer uma janela "Criador de Torrent":

http://img207.imageshack.us/img207/1717/027nt.jpg

Agora você deve seguir os seguintes passos:

1º Você deve escolher entra as opções de criar um torrent como "Arquivo Único" (fazer o torrent com apenas um arquivo) e "Diretório" (fazer o torrent em uma pasta com diversos arquivos).

2º Você irá escolher o arquivo, para fazer um torrent dele.

3º Em "Network Type" você deixa a opção "Enable Public DHT Network" assim você está habilitando o DHT, que funciona como uma espécie de Tracker caso os trackers que você adicionar derem erro, ficarem off, etc.

4º Você verá um campo em branco, nele você colocará o tracker, eu recomendo colocar sempre trackers de backup caso o principal der defeito, recomendo os seguintes trackers:

http://tracker.prq.to/announce
udp://tracker.zerotracker.com:2710/announce
http://tracker.zerotracker.com:2710/announce

5º Agora você irá escolher um lugar onde o torrent irá ser salvo.

6º Após ter seguido os seguintes passos, clique em "OK" que você verá uma barra bem abaixo mostando o torrent sendo criado:

http://img86.imageshack.us/img86/1638/053hb.jpg

7º Após ter feito isso você verá o torrent com duas setinhas azuis motrando, clique em "Iniciar":

http://img86.imageshack.us/img86/9185/069ee.jpg

8º Após ter iniciado você verá as setinhas azuis ficarem horizontais quer dizer que esta tudo OK, mas, ainda pode conferir se está tudo correto veja em "Status do tracker" se ele está assim: "Tracker Response OK, reannounce in 300 s"

CCV_HEALbra
11-02-2008, 11:45 AM
bom..fazer eu sei..eu sei tb algumas coisas sobre...
o problema..é qd se fala de trackers!!
ai eu rodo bunito..nunca achei!!
:(