Conectar

Ver Versão Completa : Trabalho Escolar.

CCV_Blackout
25-08-2009, 05:28 AM
Olá pessoal estou a fazer 1 trabalho escolar, o tema é mais ou menos histórico não entendo bem dessa parte. Pois bem gostaria de pedir ajuda a vocês com mais experiência nessa área, não sou muito bom em Historia, e o trabalho formalizou as seguintes questões.

01.Quando Portugal se constituiu como um Pais independente ?

02.Que língua Galisa passou a utilizar após a unificação ?

03.Quais os dois traços marcantes para uma visão da sociedade ?

04.Oque foi : Teocentrismo e Feudalismo.

05.Quem fazia parte do feudalismo ?

06.Qual e a origem para palavra Trovador ?

07.Quem e o rei trovador ?

08.Quais são os tipos de Cantiga ?

09.Comente sobre :

-Cantiga do amor.
-Cantiga de amigo.
-Cantiga do escárnio.
-Cantiga do maldizer.

PS : Lembrando que eu nunca estudei esse tipo de conteúdo tirando a parte de Portugal e feudalismo,por isso gostaria de saber se alguem tem algum conhecimento sobre esse tipo de conteudo,sei que parece 1 conteudo meio ridiculo e simples mais foi minha Professora de Portugues que passou.

Grato desde ja !

CCV_Stealth
25-08-2009, 08:01 AM
Espero que te ajude no seu trabalho..... =)

01.Quando Portugal se constituiu como um Pais independente ?
http://pt.shvoong.com/books/676760-trovadorismo/

02.Que língua Galisa passou a utilizar após a unificação ?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Língua_galego-portuguesa

03.Quais os dois traços marcantes para uma visão da sociedade ?

04.Oque foi : Teocentrismo e Feudalismo.

O teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo que e o homem no centro de tudo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo

05.Quem fazia parte do feudalismo ?

Os nobres eram os donos da terras, também chamados de feudos.como proprietários, o trabalho deles era pouco, em comparação com os servos.

Servos,não eram escravos porque não pertenciam aos nobres, já que não podiam ser vendidas para outro senhor feudal. Mas também não eram livres para irem para outro lugar ou outro feudo.estes camponeses servos tinham direito de utilizar um pedaço da terra do feudo para uso próprio.mas o senhor feudal não fazia investimentos na terra.Os instrumentos de trabalho ,como foices, machados e outros, pertenciam aos servos.veja algumas das obrigações feudais:

Corvéia:era prestação de serviço gratuitos.isto é,o servo trabalhava uns dias na semana de graça para o senhor feudal ,em terras do seu senhor.além de construir pontes, reparar estradas e outros trabalhos extras.

Talha: era a entrega de produtos gerados diretamente por trabalho servil.parte da colheita do servo devia ser entregue ao senhor feudal.isto incluía aves, alimentos e animais.

Banalidades: eram taxas criadas por qualquer motivo.multas, impostos para compra de equipamentos e vários.

06.Qual e a origem para palavra Trovador ?

Provença, o poeta era chamado de troubadour, cuja forma correspondente em Português é trovador, da qual deriva trovadorismo, trovadoresco, trovadorescamente. No norte da França, o poeta recebia o apelativo trouvère, cujo radical é igual ao anterior: trouver (=achar): os poetas deviam ser capazes de compor, achar sua canção, cantiga ou cantar, e o poema assiM se denominava por implicar o canto e o acompanhamento musical.

07.Quem e o rei trovador ?

Os trovadores mais famosos foram o rei Afonso X de Castela e o rei D. Dinis de Portugal.

08.Quais são os tipos de Cantiga ?

- CANTIGAS DE AMOR
- CANTIGAS DE AMIGOS
- CANTIGAS DE ESCÁRNIO
- CANTIGAS DE MALDIZER

09.Comente sobre :

-Cantiga do amor.

CANTIGAS DE AMOR: O cavalheiro se dirige à mulher amada como uma figura idealizada, distante. O poeta, põe-se a serviço de sua senhora tornando esse amor um objeto de sonho.

-Cantiga de amigo.
CANTIGAS DE AMIGOS: São cantigas de origem popular, com marcas evidentes da literaura oral (reiterações, paralelismo, refrão, estribilho), recursos esses próprios dos textos para serem cantados e que propiciam facilidade na memorização

-Cantiga do escárnio.
CANTIGAS DE ESCÁRNIO: O eu-lírico faz uma sátira a alguma pessoa. Essa sátira era indireta, cheia de duplos sentidos.

-Cantiga do maldizer.
CANTIGAS DE MALDIZER: Ao contrário da cantiga de escárnio, traz uma sátira direta e sem duplos sentidos. É comum a agressão verbal à pessoa satirizada. O nome da pessoa satirizada pode ou não ser revelado.

CCV_Maryann
25-08-2009, 08:28 AM
Ah fala sério....

Isso ai é preguiça de fazer as coisas. Só ir no senhor google (http://www.google.com) ou wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal) e procurar.

Elywick
25-08-2009, 08:51 AM
HUAHuHAUHAUHUAHUAH...

Stealth n responde n cara...

Deixa ele tem que estudar veio.

Naruto.

Entre no SR GOOGLE. e cole a pergunta entre nos primeiros links e achara a resposta.

Deve ser por isso que erro 60-4 xD

CCV_Demmony
25-08-2009, 09:02 AM
Vcs tiraram as palavras do meu dedo... haHUAhuaHUA

Isso já é abusar da boa vontade dos outros...

Qualquer coisa é só ir no pai dos burros... Mr.Google

Bjunda

CCV_Stealth
25-08-2009, 09:19 AM
ajudo pq no colegial eu nao gostava destas materias que nunca na vida a gente vai usar...

trovadorismo ¬¬

CCV_saLLadEX
25-08-2009, 09:43 AM
Já estudei isso no primeiro ano do segundo grau D:

Elywick
25-08-2009, 10:01 AM
No Colegio odiava a minha aula de portugues pq minha professora era meio fanha.
e em maneira alguma deixei de estudar.

Tudo bem ... nunca fiz 1 prova dela mais lição trabalho e o escambal sim.

Na minha escola tinhamos durante 1 semana 7 provas por dia. Tinha como fazer "esquema" eu pegava 2 de matemática e 1 amiga 2 de portugues, fazia a minha e dela de matematica e ela as 2 de portugues.
------------------------------------
Isso que naruto fez e pura preguiça de ir no google e colar a pergunta já que ele é adepto ao CTRL+C + CTRL+V

CCV_Maryann
25-08-2009, 10:11 AM
Queria ver se fosse na minha época, não tinha nem google pra pesquisar, era ir lá na biblioteca e pesquisar nos trocentos livros.

Mas como hoje em dia ta tudo beeeeeem mais fácil, o minimo é pesquisar. ctrl+c, ctrl+v e já era pra maioria.

Elywick
25-08-2009, 10:14 AM
o Phoda que na minha escola a maioria dos trabalhos não podia ser impresso
Entao mesmo no "CTRL+C + CTRL+V" vc acava tendo que ler tudo xD

CCV_Force
25-08-2009, 10:21 AM
Bom, tópico ja foi respondido e ja estao desvirtuando...

então Closed.