Conectar

Ver Versão Completa : [Tutorial] Como fazer um overclock

CCV_Demmony
20-01-2008, 05:30 PM
Lembrando que isso tudo deve ser medido em full load. Para isso, tem o Stress Prime 95.

4. Mãos à obra!

Agora chegou a hora de agir. Reinicie o computador, entre na BIOS (geralmente apertando Del, quando o computador liga) e aumente o FSB. Mas não aumente muito, pois certamente o sistema não irá agüentar; eu recomendo 5 MHz. Volte para o Windows, rode o Stress Prime 95, verificando a estabilidade. Sempre dê uma olhada na temperatura e nas voltagens. E assim por diante, até alguma vez dar erro no Prime 95, o que indicara instabilidade. Quando isso ocorrer, tente dar uma relaxada nos timings da memória. Vá testando a estabilidade, olhando temperatura e voltagens. Também é útil mexer no vDIMM e abaixar o multiplicador (para poder aumentar um pouco o mais FSB). Mexer no vCore também ajuda. Não esqueça do Vdd.

Mas não exagere! Quanto mais altas são as voltagens, menos tempo de vida útil os componentes têm: eu não gosto de ultrapassar 0,2v o vCore original do processador. É bom você ter um gabinete bem ventilado, um bom cooler na CPU (pra mexer no vCore), dissipadores nas memos (pra mexer no vDIMM) e até um cooler ativo na ponte-norte (caso mexa no Vdd).

E é isso aí, você tem de ir mexendo no vCore, vDIMM, multiplicador, testando aqui e ali e ver o máximo de over que você consegue.

http://www.lavalys.hu/downloads/everesthome110.exe

http://www.benchmarkhq.ru/cgi-bin/dclick.cgi?44

http://www.memtest86.com/

CCV_HEALbra
20-01-2008, 05:38 PM
eh melhor deixar ele normal nao? sem risco de queima de placas??

me falaram q geralmente queima a placa mãe..nao arrisquei..verdade?

CCV_Demmony
20-01-2008, 05:48 PM
é verdade sim, vc pode queimar se por exemplo colocar uma versõ incompatel, se por exemplo o micro desligar no meio da atualização... ou se aumentar muito o clock dela... ela vai esquentar tanto até queimar... ja queimei duas placas fazendo overclock... mas depois que vc pega as manhã... fica facil fazer...

CCV_HEALbra
20-01-2008, 05:54 PM
depois q pega a manha e perde a grana né!!
eahaehaeae

foda...tou juntando pra comprar e perder num rola!!
aehuaeu

CCV_Demmony
20-01-2008, 06:01 PM
Isso é ... mas eu queimei as placas quando eu tava aprendendo fazer overclock e foi em laboratorio, com placas antigas que o pessoal não usava mais... foi em um laboratório da USP quando eu trabalhei lá... lá eu podia queimar as coisas a vontade... hauhauahauaha

CCV_MercutiO_
22-05-2008, 05:28 PM
lol me ofereceram pra fazer o overlock da minha placa de video eu disse ja basta ela esquenta demais e vc ainda quer tirar a vida da tadinha

CCV_Demmony
22-05-2008, 05:52 PM
Eu ja fiz overclock na minha placa de video e nunca tive problemas.... na verdade ela ta com overclock de 25 % até hj... hehehe... deu até uma melhorada... mas sei q reduz a vida util dela... mas fazer oq , tenho um micro meia boca... tenho q me virar nos 30 para poder jogar... huahuaa

Abraços