PDA

Ver Versão Completa : Transformando um DVD-R de camada simples em Dual Layer.

CCV_Demmony
20-01-2008, 05:26 PM
Finalmente estão chegando ao mercado os gravadores de DVD do padrão DVD-9, de 8,5 GB de capacidade. Para gravar com esta capacidade, é necessário o uso de mídias de dupla camada. Os gravadores e mídias disponíveis atualmente são do padrão DVD-5, de camada simples, com 4,7 GB de capacidade. A mídia de 8,5 GB ainda é rara de ser encontrada e cara.

A boa notícia é que alguns gravadores de DVD de 4,7 GB recém lançados podem ser transformados em gravadores do padrão DVD-9. Isso é possível porque alguns fabricantes, a fim de economizarem, fabricam vários modelos usando a mesma parte mecânica e a mesma parte eletrônica, mudando apenas o firmware. O firmware é um pequeno programa que há dentro do gravador de DVD e que diz quem ele é; é como se fosse o BIOS do gravador. Assim, supondo dois modelos internamente idênticos, o firmware diferente habilita funções adicionais no modelo topo de linha, não presentes no modelo mais simples. Incluindo aí a possibilidade de gravação de mídias de dupla camada (DVD-9) em alguns modelos.

Em casos como esse, como os gravadores são absolutamente idênticos, se fizermos um upgrade do firmware de um modelo mais simples para o firmware do modelo topo de linha, o seu gravador passará a ser um modelo topo de linha.

É claro que são poucos modelos que permitem este tipo de upgrade. Até o momento, foram detectados 12 modelos de gravadores de DVD presentes no mercado onde podemos fazer upgrade do firmware para que eles sejam transformados em um gravador do padrão DVD-9. Por exemplo, se você efetuar um upgrade de firmware no gravador Sony DW-U18A para o último firmware disponível do Lite-On SOHW-832S, ele "transforma-se" em um Lite-On SOHW-832S, permitindo gravação de mídias de dupla camada. Este modelo da Sony (assim como o da Gigabyte e o da TEAC apresentados na tabela abaixo) é, na verdade, fabricado pela Lite-On (modelo SOHW-812S) e por esse motivo que o upgrade de firmware deve ser feito para um modelo desta marca.

Os firmwares listados acima podem ser baixados no site do fabricante original da unidade ou então em http://forum.rpc1.org/dl_all.php. Este último site é mais recomendado, pois você pode baixar o firmware com configuração de região já desbloqueada (RPC-1), matando dois coelhos com uma cajadada só. O processo de upgrade é relativamente simples, basta baixar o arquivo e executá-lo, seguindo as instruções apresentadas.

Mas atenção: o upgrade de firmware, assim como ocorre com o upgrade de BIOS da placa-mãe, é um procedimento indicado somente a usuários mais experientes, já que um upgrade mal feito (por exemplo, usar por engano um arquivo de outro modelo de aparelho) pode danificar permanentemente o seu periférico. Portanto, preste muita atenção ao baixar o arquivo do upgrade, verificando se ele é realmente o arquivo correto para o seu gravador de DVD.

CCV_HEALbra
20-01-2008, 05:40 PM
ow...
forum off:

phpBB : Critical Error

Could not connect to the database

a minha gravadora eu escolhi a dedo e msm assim na veio a q eu queria..mas gosto da q tou..

uma pioneer 112d...eu queria a 111..mas nao tinha no paraguai..ai veio essa ai!!

será q tem como?
uma vez eu fui atualizar o firm do meu modem e fudi ele..nao conectava mais...:P

bom..pergunto..tem como fazer backup do firm antes???